A DINÂMICA ECONÔMICA E TERRITORIAL CONTEMPORÂNEA DE ITAPACI (GO) E A ESPACIALIZAÇÃO DE SUAS INTERAÇÕES ESPACIAIS

Autores

Resumo

O presente trabalho busca aborda as interações espaciais de Itapaci (GO) enquanto pequena cidade situada no centro-norte goiano, cuja dinâmica econômica e territorial estruturada historicamente no campo passou por reestruturações produtivas com a inserção do agronegócio da cana-de-açúcar e do tomate em seu território. A partir das reestruturações produtivas no campo, a cidade tem apresentado uma ampliação da quantidade e da diversidade de instituições, empresas e atividades econômicas, fato que tem expandido as interações espaciais da cidade de Itapaci com outras pequenas cidades do contexto regional do centro-norte goiano. Desta forma, delineia-se como objetivo aqui compreender a extensão espacial e a frequência das interações espaciais da pequena cidade de Itapaci com outras pequenas cidades de seu entorno na rede urbana regional, utilizando-se, para isso, o exercício de reflexão geográfica sobre a atual dinâmica socioespacial desta cidade e de seu município. Para alcançar o objetivo traçado, adota-se uma abordagem quanti-qualitativa, com três etapas investigativas: pesquisa teórica por meio de revisão bibliográfica; pesquisa documental com levantamento de dados secundários; e pesquisa de campo com coleta de dados primários através de observações diretas e realização de entrevista semiestruturada. A relevância da pesquisa está no ensejo de se construir novo caminho interpretativo e reflexivo sobre as interações espaciais das pequenas cidades, para além das propostas pautadas na hierarquia dos centros urbanos que reduz e, quase sempre, ignora a dinâmica socioespacial de tais cidades, vivenciada por parcela significativa da população brasileira e goiana.

Biografia do Autor

  • Anderson Ferreira Aquino, Universidade Federal de Uberlândia

    Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (UFG-RC) - 2018. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) - 2021. Possui Complementação Pedagógica em Geografia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - 2023. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT) - 2024. Atualmente é Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trabalhou como Professor Substituto no Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), nos cursos de Bacharelado em Geografia e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais entre 2023-2024.

  • Bruno Serafim dos Reis, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (2023 - atualmente). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Área de Concentração: Dinâmicas Territoriais e Estudos Ambientais) (2023). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (2020). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, Movimentos Sociais e Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, movimentos sociais no campo, neoextrativismos e conflitos agrários por empreendimento minerários. Membro do GETeM - Núcleo de Pesquisa Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais (2018 - atualmente) e do Laboratório de Geografia Agrária (LAGEA - UFU)Membro e responsável pela Editoração eletrônica do periódico Espaço em Revista (2019 - atualmente). Parecerista ad hoc do periódico GeoTemas (2023 - atualmente).

Downloads

Publicado

2025-02-26

Edição

Seção

Geografia Física em Foco: Tendências e Linhas de Pesquisa