AS CARTAS COMO MANIFESTO DE RESISTÊNCIA

ANÁLISE DA ESCRITA DE SI NO ROMANCE A COR PÚRPURA, DE ALICE WALKER

Autores

Resumo

Pautado na linguagem, sociedade e interação este estudo consiste em uma análise do romance A Cor Púrpura, de Alice Walker, mais especificamente da resistência e reexistência da mulher preta representada pela trajetória da protagonista e da sua escrita. Trata-se de dois processos concomitantes: viver e escrever; ambos inacabados e em construção, os quais são a base para compreender-se melhor a importância da palavra para a mulher preta ontem e hoje. Esta pesquisa terá como base teórica pesquisadoras acerca do feminismo negro como Davis (1985), Kilomba (2019), Ribeiro (2017) como suporte para análise direcionada, principalmente, às cartas escritas pela protagonista e endereçadas a Deus. A obra traz uma reflexão sobre o ato de escrever que na obra literária supracitada trata-se de um propulsor de uma revolução pessoal que se estende ao coletivo dentro e fora da literatura. A escrita é a ferramenta principal que a protagonista utiliza mesmo que inconscientemente, para suportar todos os tipos de violências sofridas por personagens masculinos, e as cartas escrita para Deus é o seu refúgio e fortaleza ainda que inconscientemente.

Biografia do Autor

  • Zenon Henrique Ajala Moreira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Professor de língua portuguesa e literatura brasileira, mestrando no Programa de pós-graduação em língua, literatura e interculturalidade (POSLLI) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (NEP-Linguagem) vinculado ao IFG-Valparaíso  e integra grupo de Pesquisa denominado "A interferência da Linguagem na Saúde Mental" vinculado a Universidade Estadual de Goiás (tendo, por linhas temáticas principais, a depressão e a psicopatia) e um Projeto de Extensão, "Linguagem e Saúde Mental".

  • Islara Floriana Mendes, Universidade de Brasília (UnB)

    Mestra em Literatura pela Universidade de Brasília (2018), professora na Secretaria Municipal de Educação em Formosa - GO e professora substituta na Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Nordeste. Com experiência em diversos níveis e modalidades de ensino (EJA, Fundamental II, Ensino Médio Técnico Integral, Ensino Superior, Tecnólogo) em instituições públicas e privadas além de coordenar projetos e eventos nas respectivas instituições escolares. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (NEP-Linguagem), Instituto Federal de Goiás - Câmpus Valparaíso de Goiás e o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBEC), Universidade de Brasília, ambos registrados pelo CNPq. Tem como principais interesses os seguintes temas: literatura, educação, leitura, letramentos, neurociência, linguística.

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Publicado

2025-02-26