TEORIAS LINGÜÍSTICAS NA OBRA EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA

Autores

  • Emilia Tavares Assunção

Palavras-chave:

Monteiro Lobato, concepções lingüísticas, língua, infantil.

Resumo

A presente pesquisa visa analisar, a partir do livro infantil Emília no País da Gramática de Monteiro Lobato, algumas concepções lingüísticas apresentadas pelo autor dentro desta obra. A partir de uma abordagem literária foi possível extrair e posteriormente analisar a existência das noções de língua transmitidas pelo autor nesta fantástica criação destinada ao público infantil. Durante a pesquisa e produção do trabalho aprendeu-se muito a respeito da vida de Lobato e da sua importância para a literatura brasileira. Através de uma análise com atenção especial voltada para o lado lingüístico foi possível observar que alguns dos conceitos de língua vistos, de maneira implícita por Lobato nesta obra, apresentam certa sintonia com as teorias estudadas pelo lingüista Saussure (2001). Os ensinamentos lingüísticos contidos na obra somam-se aos gramáticos nesta incrível produção lobatiana e demonstram a genialidade e capacidade artística do autor.

Downloads

Publicado

2012-01-24

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental