O SAGRADO NAS LETRAS DOS HINOS DO SANTO CRUZEIRO

EFEITOS E PRODUÇÕES DE SENTIDOS NO DISCURSO SOCIORRELIGIOSO DE MESTRE IRINEU

Autores

Resumo

Neste estudo, objetivamos descrever os itens lexicais do campo semântico do sagrado das letras dos hinos do hinário Santo Cruzeiro e analisar como esses itens lexicais se constituem enunciados e contribuem para a produção de identidades sociorreligiosas do discurso de Mestre Irineu. Para tanto, nos embasamos em Biderman (2001) do Estudo do léxico; em Stuart Hall (2013), (1996) e Homi Bhabha (1998) dos Estudos Culturais; Bakhtin (2016), Volóchinov (2017), (2019) do Estudo do discurso; Hampaté-Bâ (2010) dos estudos de perspectivas orais da linguagem. O corpus de análise é o caderno de hinário Santo Cruzeiro com 132 (centro e trinta e dois) hinos de Mestre Irineu. A análise dos dados se deu sob o aporte teórico da análise dialógica do discurso, de natureza qualitativa, em que a interpretação dos dados os considerou como pontos de contato entre das dimensões verbal e extraverbal, pontos dos quais se reverberam as produções e efeitos de sentidos na dimensão discursiva.

Biografia do Autor

  • Sandra Mara Souza de Oliveira Silva, Secretaria de Educação do Estado do Acre

    Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade/PPGLI e professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado do Acre. 

  • Shelton Lima de Souza, Universidade Federal do Acre

    Professor Associado Nível II de Estudos Linguísticos e Língua Portuguesa no Centro de Educação, Letras e Artes/CELA da Universidade Federal do Acre/UFAC. Possui graduação em Letras/Português do Brasil como Segunda Língua (2006) e mestrado em Linguística/Gramática (2008), ambos os cursos realizados na Universidade de Brasilia/UnB e doutorado em Linguística (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre/FAPAC/CAPES. Realizou estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins com o projeto de pesquisa "Usos e atitudes sociolinguísticas nas comunidades Xixinawa (Jaminawa-Pano): a relação entre o Nuku Tsãy, variedades do português e outras línguas indígenas". . Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade/PPGLI/UFAC e do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras/ProfLetras/UFAC. Coordenador do Laboratório de Estudos Interculturais e Humanidades/LEIH/PPGLI/UFAC. Membro do grupo de pesquisa GEADEL (Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas). Sócio da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte (GELLNORTE). Membro do Conselho Editorial da Editora da Associação de Linguística Aplicada do Brasil/EDALAB. Secretário da Gestão (biênio 2023-2025) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística/ANPOLL. Vice-coordenador do Grupo de Trabalho Estudos Linguísticos na Amazônia/ELIAB da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística/ANPOLL. Coordenador do Polo Aplicador do Exame Celpe-Bras INEP/UFAC. Foi professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura da educação básica na Secretaria de Educação de Goiás/SEE-GO. Ministra cursos de português como língua não materna. Suas principais áreas de atuação são: A relação entre língua(gens), identidades e alteridades; Língua(gem) e formação docente em uma perspectiva intercultural; teoria e análise de línguas, principalmente de línguas indígenas brasileiras, de português e de línguas de sinais; ensino de português como língua materna e não materna, análise do português em contraste com línguas indígenas, com línguas de sinais e com outras línguas europeias para fins didáticos e análise/produção de material didático em uma perspectiva intercultural para o ensino de português como língua materna e não materna

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Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

Tema livre