INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

ENSINO DE INGLÊS PARA PESSOAS SURDAS

Autores

Resumo

No ensino de língua inglesa para Surdos, é necessário que o professor utilize diferentes metodologias de ensino, bem como respeite a cultura e a singularidade linguística do aluno Surdo. Desse modo, com este artigo, objetivamos investigar a experiência de ensinar língua inglesa para alunos Surdos em contexto on-line em um curso no Centro de Idiomas da Universidade Estadual de Goiás. Além disso, objetivamos refletir sobre a formação pré-serviço, visto que uma das autoras é surda e futura professora de língua inglesa. A pesquisa se baseia nos estudos de Inclusão (COURA, 2016), Letramento Crítico (MATTOS; VALÉRIO, 2010; DUBOC; FERRAZ, 2011) e Multiletramentos (SANTOS; SOBRINHO, 2015) além dos trabalhos concernentes à Identidade e Cultura Surda (PERLIN, 2005; STROBEL, 2008; XAVIER, 2014).  Para atingir esse objetivo, oferecemos um curso online de língua inglesa para Surdos. Em seguida, realizamos uma entrevista semiestruturada com os alunos participantes. Os resultados evidenciam a importância das metodologias diversificadas no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para Surdos, além de destacar a necessidade de o professor respeitar o modo como os Surdos aprendem.

Biografia do Autor

  • Dra. Márcia Aparecida Silva, Universidade Estadual de (UEG)

    Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição, com estágio de pesquisa como visiting student na Universidade de Alberta, Canadá. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba. Atualmente, é professora na Universidade Estadual de Goiás, no curso de Letras. É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/Língua Inglesa. Tem interesse em pesquisas que envolvem o processo de ensino, avaliação e aprendizagem de línguas estrangeiras e tecnologias digitais.

  • Jeissy Ellen Barbosa Cardoso, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Possui graduação em Letras Português\Inglês na Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Iporá. Graduada em Pedagogia pela Faculdade IBRA - 2023. Foi bolsista de Iniciação à Docência no subprojeto Língua Portuguesa/Unidade Universitária de Iporá (PIBID) em 2020. Atuou como professora de Libras por 3 anos na Escola Exato ( 2018 - 2021). Atuou como monitora de Português e Inglês para surdos do Centro de Idiomas da UEG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos e experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Inglesa voltado para Surdos. Atuou, como intérprete e docente de LIBRAS no Instituto Federal Goiano - IF Câmpus Iporá, pela empresa Proforce de Brasília. Atualmente, é servidora pública efetiva no Estado de Goiânia - Goiás.

Downloads

Publicado

2025-02-26