INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
ENSINO DE INGLÊS PARA PESSOAS SURDAS
Resumo
No ensino de língua inglesa para Surdos, é necessário que o professor utilize diferentes metodologias de ensino, bem como respeite a cultura e a singularidade linguística do aluno Surdo. Desse modo, com este artigo, objetivamos investigar a experiência de ensinar língua inglesa para alunos Surdos em contexto on-line em um curso no Centro de Idiomas da Universidade Estadual de Goiás. Além disso, objetivamos refletir sobre a formação pré-serviço, visto que uma das autoras é surda e futura professora de língua inglesa. A pesquisa se baseia nos estudos de Inclusão (COURA, 2016), Letramento Crítico (MATTOS; VALÉRIO, 2010; DUBOC; FERRAZ, 2011) e Multiletramentos (SANTOS; SOBRINHO, 2015) além dos trabalhos concernentes à Identidade e Cultura Surda (PERLIN, 2005; STROBEL, 2008; XAVIER, 2014). Para atingir esse objetivo, oferecemos um curso online de língua inglesa para Surdos. Em seguida, realizamos uma entrevista semiestruturada com os alunos participantes. Os resultados evidenciam a importância das metodologias diversificadas no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para Surdos, além de destacar a necessidade de o professor respeitar o modo como os Surdos aprendem.