UM OLHAR SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ALUNOS DE UM CURSO LIVRE DE IDIOMAS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA COMO SEGUNDA LÍNGUA

Autores

  • Mislainy Patrica de Andrade

Palavras-chave:

estratégias, aquisição e aprendizagem.

Resumo

Este estudo tem a finalidade de observar e classificar as estratégias mais utilizadas pelos alunos na aquisição/aprendizagem da Língua Inglesa como segunda língua. Utilizando o método de investigação, coletamos os dados que são de grande importância para esta pesquisa. As questões investigadas envolveram os alunos de um curso livre de idiomas. Os sujeitos participantes desse estudo são alunos freqüentes no curso. A pesquisa foi realizada durante o segundo semestre de 2006. Para esta pesquisa foi utilizado o modelo apresentado por Brown em Strategy Inventury for Language Learning (BROWN, 2001, p. 221), uma versão criada para estudantes de Inglês como segunda língua. Este modelo foi por nós traduzido e aplicado em forma de questionário, um dos instrumentos da coleta de dados. Usamos também o diário de anotações da professora e, em seguida, a análise dos dados coletados. Através da análise dos dados, constatamos que todos os aprendizes pesquisados usam inúmeros caminhos para solucionar suas dificuldades individuais. Todavia, observamos que as estratégias corroboram direta ou indiretamente para suprir as carências e dúvidas dos alunos introduzindo-os no processo de aquisição e, conseqüentemente leva-os a compreender e adquirir de forma satisfatória uma Língua Estrangeira.

Biografia do Autor

  • Mislainy Patrica de Andrade

    Professora em Letras na UEG - Unidade Universitária da Cidade de Goiás.

    Área de Pesquisa: TRADUÇÃO

Downloads

Publicado

2012-01-24

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental