EXPLORANDO AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
DA COMPREENSÃO CLÁSSICA ÀS ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Este artigo examina a evolução das teorias de aprendizagem e sua implementação na educação, com foco no ensino de ciências. Inicia com a análise das teorias clássicas, como Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise, e Interacionismo, destacando suas contribuições ao desenvolvimento humano e educacional. O Behaviorismo enfatiza a aprendizagem como mudança comportamental via condicionamento, enquanto Gestalt e Psicanálise ressaltam processos mentais e emocionais, como percepção e intuição. A transição para teorias contemporâneas, especialmente o Construtivismo, marca uma mudança para um aprendizado centrado no aluno, considerando-o como participante ativo na construção do conhecimento por meio da interação social e experiência. Na educação científica, esta evolução teórica incentivou métodos de ensino que promovem curiosidade, investigação e aplicação prática. Educadores enfatizam a importância de estratégias interativas e colaborativas, que transformam conteúdos em problemas relevantes e fomentam o diálogo. O artigo discute ainda a persistência de práticas educacionais tradicionais e a necessidade de adaptar as metodologias pedagógicas para aproveitar o potencial transformador dos alunos, incorporando tecnologia e conectividade global. Utilizando uma metodologia qualitativa e análise de literatura e documentos oficiais, busca-se entender a coexistência e complementaridade das teorias de aprendizagem na prática educativa, defendendo um ensino adaptável, holístico e centrado no aluno. O estudo conclui sublinhando a importância de abordagens educacionais diversificadas que integram teorias clássicas e contemporâneas, visando ao desenvolvimento integral dos alunos como indivíduos críticos, criativos e socialmente engajados.