EXPLORANDO AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

DA COMPREENSÃO CLÁSSICA ÀS ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

Resumo

Este artigo examina a evolução das teorias de aprendizagem e sua implementação na educação, com foco no ensino de ciências. Inicia com a análise das teorias clássicas, como Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise, e Interacionismo, destacando suas contribuições ao desenvolvimento humano e educacional. O Behaviorismo enfatiza a aprendizagem como mudança comportamental via condicionamento, enquanto Gestalt e Psicanálise ressaltam processos mentais e emocionais, como percepção e intuição. A transição para teorias contemporâneas, especialmente o Construtivismo, marca uma mudança para um aprendizado centrado no aluno, considerando-o como participante ativo na construção do conhecimento por meio da interação social e experiência. Na educação científica, esta evolução teórica incentivou métodos de ensino que promovem curiosidade, investigação e aplicação prática. Educadores enfatizam a importância de estratégias interativas e colaborativas, que transformam conteúdos em problemas relevantes e fomentam o diálogo. O artigo discute ainda a persistência de práticas educacionais tradicionais e a necessidade de adaptar as metodologias pedagógicas para aproveitar o potencial transformador dos alunos, incorporando tecnologia e conectividade global. Utilizando uma metodologia qualitativa e análise de literatura e documentos oficiais, busca-se entender a coexistência e complementaridade das teorias de aprendizagem na prática educativa, defendendo um ensino adaptável, holístico e centrado no aluno. O estudo conclui sublinhando a importância de abordagens educacionais diversificadas que integram teorias clássicas e contemporâneas, visando ao desenvolvimento integral dos alunos como indivíduos críticos, criativos e socialmente engajados.

Biografia do Autor

  • Solange Xavier dos Santos, Universidade Estadual Paulista

    Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestrado em Criptógamos, área Concentração Micologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorado em Ciências Biológicas, área Microbiologia Aplicada, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-doutorado na EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia. Sou professora efetiva (adjunto) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuando no ensino de graduação (Ciências Biológicas) e pós-graduação (PPG em Recursos Naturais do Cerrado e PPG em Ensino de Ciências), e em pesquisa, extensão e gestão. Sou coordenadora adjunta dos laboratórios do curso de Ciências Biológicas, curadora da Coleção Criptogâmica do Herbário HUEG e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Biologia UEG/CCET. Tenho experiência nas áreas de Botânica (com ênfase em Sistemática de Criptógamos), Microbiologia (com ênfase em Micologia Básica e Aplicada) e em Educação (com ênfase na formação de professores e produção de recursos didáticos). Atuo principalmente nos seguintes temas: Diversidade de macromicetos do Cerrado, Fungos em processos biotecnológicos (controle biológico de pragas, enzimas microbianas, cultivo de cogumelos comestíveis, aproveitamento de resíduos agroindustriais), Sistemática e ecologia de briófitas, Educação científica e ambiental e na popularização da Ciência

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Publicado

2024-09-16

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental