ANÁLISE DE ANTROPÔNIMOS NA GÍRIA LGBTQIAPN+ DO BRASIL

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Resumo

Esta pesquisa busca apresentar a relevância dos estudos queer e LGBTQIAPN+ no Brasil, articulando o pajubá, nome dado ao conjunto de gírias do grupo dos LGBTQIAPN+ no Brasil, à Lexicologia. Para isso, propomo-nos selecionar e analisar algumas gírias LGBTs, especificamente, aquelas antroponímicas, ou seja, formadas por nomes próprios, tendo como corpus as obras: “Aurélia, a dicionária da língua afiada” (LIBI e VIP, 2006) e “Gaycionário – o dicionário revolucionário do século XXI” (MILLER, 2017). Convém ressaltar que também nos utilizamos da web como corpus para extração de exemplos das gírias em usos reais. Antes de chegarmos ao nosso objetivo maior, apresentamos noções a respeito da importância dos estudos do léxico e, na sequência, aprofundamo-nos no tema de estudo do pajubá, para, enfim, chegarmos à proposta principal deste trabalho que é estabelecer um glossário com nomes próprios utilizados por esta comunidade específica. Finalizamos com uma descrição e análise dos resultados e, nas considerações finais, ressaltamos que o pajubá é um código linguístico identitário e de resistência. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que visa reunir informações sobre o tema por meio da leitura, análise e reflexão de estudos científicos como monografias, dissertações, teses e outros textos já publicados para a elaboração deste estudo. Em especial, utilizamo-nos os estudos de Barroso (2017), Biderman (1987), Ferreira (2023), Preti (2000), Riva (2015), Silva (2017) para a fundamentação deste artigo.

Biografia do Autor

  • Huélinton Cassiano Riva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Graduou-se em bacharelado em Letras com habilitação de Tradutor pela UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") em São José do Rio Preto (SP), concluído em 2001. Cursou o mestrado e o doutorado acadêmicos em Estudos Linguísticos (Conceito 7 na Capes), também pela UNESP de São José do Rio Preto (SP), concluídos, respectivamente, em 2004 e em 2009. Realizou estágio de pós-doutoramento em Filologia e Língua Portuguesa, na USP (Universidade de São Paulo) em São Paulo (SP), concluído em 2013. Para a complementação pedagógica/R2, cursou licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, concluída em 2014, e em licenciatura em Pedagogia, concluída em 2016. Graduou-se em bacharelado em Direito pelo IMES (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) em Catanduva (SP), concluído em 2022. É Docente do Ensino Superior efetivo na UEG (Universidade Estadual de Goiás) desde 2010 e, atualmente, está lotado na unidade de Itumbiara (GO), mas também leciona na unidade de Porangatu (GO). Tem experiência como docente nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa, Filosofia e da disciplina de "Diversidade, Cidadania e Direitos" e, como pesquisador, atua nas áreas da Lexicologia, Lexicografia, Fraseologia, Expressões Idiomáticas, Neologia e Gírias. É autor do "Dicionário das expressões idiomáticas mais usadas no Brasil: organização onomasiológica", publicado pela editora Appris, em 2013, e do "Dicionário das novas expressões idiomáticas brasileiras: anos 2000", publicado pela Novas Edições Academicas, em 2015. Desde o ano de 2022, dedica-se à pesquisa do Pajubá, ou seja, das gírias do grupo dos LGBTQIAPN+ do Brasil. É lider do grupo de pesquisa "LexCult: grupo de pesquisa sobre léxico e cultura" do CNPq, criado em 2023. Foi gestor público e esteve em "Licença para Cargo Eletivo" do poder Legislativo entre os anos 2017 e 2020, quando foi vereador (nos dois primeiros anos de mandato) e presidente da Câmara Municipal de Ariranha (SP) (nos dois anos seguintes).

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Publicado

2025-02-26