UMA VISÃO BASEADA NO USO DA REALIZAÇÃO DO MORFEMA -ED POR ESTUDANTES BRASILEIROS DE INGLÊS LÍNGUA ADICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v13i2.14561Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a realização do morfema -ed dos verbos regulares por aprendizes brasileiros de inglês língua adicional (ILA). Temos como pergunta-problema: como as variáveis influência grafofônica e experiência de uso influenciam a realização do morfema -ed por aprendizes brasileiros de ILA? Como hipótese básica, assumimos que os aprendizes brasileiros tendem a realizar o morfema -ed com influência grafofônica da língua materna (LM) (ALVES, 2004; DELATORRE, 2006), e que quanto maior a experiência de uso do aprendiz com o ILA menor serão as influências da LM (BYBEE, 2001). Esta pesquisa baseia-se na visão de língua(gem) enquanto Sistema Adaptativo Complexo (SAC) (BECKNER et al., 2009) e nos modelos fonológicos multirrepresentacionais (BYBEE, 2001). Este estudo caracteriza-se como quase-experimental e quantitativo, cujos dados passaram por análise acústico-estatística. Os principais resultados são: em relação à influência grafofônica, as palavras com a presença do grafema <e>, como talked, apresentaram menores índices de realização esperada (64%) do que palavras sem o grafema <e>, como act (94%). Na análise da experiência de uso verificou-se que os informantes avançados apresentaram índice de realização alvo maior (72%) do que o grupo de iniciantes (56%).