CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA CURRICULAR PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • William Pinheiro Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Marta de Faria Cunha Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v13i2.14516

Resumo

Este artigo está situado na Linguística Aplicada, é ligado aos estudos sobre formação inicial de professores e construção de identidades e apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições das disciplinas de Prática Curricular para a construção da identidade de professores em formação inicial no contexto do Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O arcabouço teórico utilizado para fundamentar a pesquisa, envolveu os estudos sobre a formação de professores e a construção de identidade com base em Abrahão (2012), Celani (2017), Gimenez (2005), Jordão (2014), Kumaradivelu (2003), Lopes (2013), Oliveira e Gianotto (2020), Pietri (2019), Pimenta (1999), Real (2012), Silva (2019) e Tardif (2002). No que tange à metodologia da pesquisa, o estudo foi situado na abordagem qualitativa, com base nos postulados teóricos de Brandão (2001) e Flick (2009) e a metodologia foi um estudo de caso com base em Godoy (1995), Oliveira (2014) e Yin (1989). A pesquisa contou com a participação de quatro alunos do Curso de Letras – Língua e Literatura Inglesa da Ufam e teve como instrumento de geração um Questionário de Perfil/Investigativo (APÊNDICE A). Os dados gerados foram categorizados e analisados com base na teoria da análise de conteúdo de Bardin (2016). Ao término do estudo, constatou-se que a disciplinas de Prática Curricular trazem uma grande contribuição para a construção da identidade de professores críticos-reflexivos, auxiliando, pois, na formação de professores comprometidos com a qualidade do ensino e com a transformação da sociedade por meio da educação.

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Publicado

2023-12-13

Edição

Seção

Tema livre