PRÁTICA DOCENTE E INCLUSÃO DO ALUNO SUPERDOTADO NO ÂMBITO ESCOLAR
UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v13i1.13943Resumo
O presente estudo busca discutir o papel do professor na inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação no contexto escolar, evidenciando os principais desafios e estratégias educacionais no processo de inclusão deste educando. Para tanto, metodologicamente, este artigo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, tendo como fundamentação teórica autores como Renzulli (2004), Antipoff e Campos (2010), Maia-Pinto e Fleith (2004), Lei de Diretrizes e Bases (1996) dentre outros estudiosos que discutem a referida temática. A partir disso, constatou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do educando com altas habilidades refere-se à escassez da sala de recursos, precária formação docente e currículo pouco desafiador, que se constituem como elementos que obstaculizam a efetivação da inclusão do aluno com superdotação. Já no tocante às estratégias educacionais verificou-se que a aceleração do ensino, diferenciação/adaptação curricular e os programas de enriquecimento caracterizam-se como mecanismos assertivos no que se refere a promoção da inclusão do educando superdotado. Para tanto, faz-se necessário que o professor assuma um papel de mediador, haja vista que este mediará a relação do educando com as suas potencialidades, a partir de um processo de instigação da sua curiosidade e do seu interesse, com a proposição de atividades e processos que estimulem o potencial do educando, superdotado, de forma plena. Portanto, assevera-se que o discente com altas habilidades constitui-se como um sujeito de direitos; logo deve ser considerado a partir de uma visão holística, no qual seus aspectos cognitivos, afetivos, sociais, históricos e culturais devem ser percebidos de forma ampla.