PRÁTICA DOCENTE E INCLUSÃO DO ALUNO SUPERDOTADO NO ÂMBITO ESCOLAR

UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v13i1.13943

Resumo

O presente estudo busca discutir o papel do professor na inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação no contexto escolar, evidenciando os principais desafios e estratégias educacionais no processo de inclusão deste educando. Para tanto, metodologicamente, este artigo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, tendo como fundamentação teórica autores como Renzulli (2004), Antipoff e Campos (2010), Maia-Pinto e Fleith (2004), Lei de Diretrizes e Bases (1996) dentre outros estudiosos que discutem a referida temática. A partir disso, constatou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do educando com altas habilidades refere-se à escassez da sala de recursos, precária formação docente e currículo pouco desafiador, que se constituem como elementos que obstaculizam a efetivação da inclusão do aluno com superdotação. Já no tocante às estratégias educacionais verificou-se que a aceleração do ensino, diferenciação/adaptação curricular e os programas de enriquecimento caracterizam-se como mecanismos assertivos no que se refere a promoção da inclusão do educando superdotado. Para tanto, faz-se necessário que o professor assuma um papel de mediador, haja vista que este mediará a relação do educando com as suas potencialidades, a partir de um processo de instigação da sua curiosidade e do seu interesse, com a proposição de atividades e processos que estimulem o potencial do educando, superdotado, de forma plena. Portanto, assevera-se que o discente com altas habilidades constitui-se como um sujeito de direitos; logo deve ser considerado a partir de uma visão holística, no qual seus aspectos cognitivos, afetivos, sociais, históricos e culturais devem ser percebidos de forma ampla.

Biografia do Autor

  • Erica Dantas Da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

    Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN no Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE, campus Pau dos Ferros. Pós-Graduanda do curso de Especialização em Formação Docente para a Educação Básica na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campus Cajazeiras. Pós-Graduada do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campus Cajazeiras. Foi bolsista da CAPES no Programa de Demanda Social na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Processo Ensino e aprendizagem (GEPPE/CNPq) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais (GIEPELPS/CNPq). Participante do Programa de Produção Acadêmica (PPA). Graduada em Pedagogia (2018) pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Formada no curso de Técnica em Edificações (2014) no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras.

  • Claudinei Zagui Pareschi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

    Doutorando em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), na linha de pesquisa História e Filosofia de Educação. Pesquisador pelo grupo Horizonte da UFSCAR. Pesquisador do grupo Movimentos Docentes da UNIFESP. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Anhanguera (Uniderp). Especialista em Educação a Distância pela UNIP. Especialista em Filosofia pela UNESP (Marília). Especialista em Educação Inclusiva e Libras pela Faculdade São Luís. Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Rio Claro. Possui Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui Graduação em Pedagogia e História pela Faculdade Paulista São José. Possui graduação em Artes Visuais pela UNIJALES. Atualmente é Diretor de escola na Prefeitura Municipal de Limeira, atuando também nos seguintes temas: Teoria Crítica, Ciências Sociais, Filosofia do Direito, Filosofia da Educação, Ética, Tecnologia na Educação, Educação a Distância, Formação Continuada, Formação de Professores, Educação e Gestão Democrática.

  • Davi Milan, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

    Professor mediador da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), professor da educação básica da rede pública municipal em Quintana- SP, Especialista em Educação ESAP (2011), graduado em Pedagogia ANHANGUERA (2012) e Letras FAP (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, Educação Matemática, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, letramento matemático, alfabetização e letramento, formação de professores, educação popular, educação especial e inclusiva com ênfase ao mercado de trabalho, bem como assessoria pedagógica. Membro do Grupo de Produção Acadêmica:( PPA ); Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores (GP FORME) da UNESP de Marília-SP, membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde e deficiência da Unesp de Marília -SP, membro do Grupo de Pesquisa Formação Ética da Unesp de Marília -SP

Downloads

Publicado

2023-06-25