INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Autores

Resumo

Resumo: Este trabalho cogita investigar, as contribuições e os desafios da Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem na Educação à Distância”. A metodologia usada para a elaboração e construção dessa pesquisa é o estudo bibliográfico, e descritivo, pautada na observação qualitativa de conceitos. Portanto, foram consultados livros e artigos referentes ao tema abordado.  Este trabalho está dividido em nove partes distintas: na primeira, há um breve referencial teórico que Conceitua a Inteligência Artificial e sua utilização na Educação à Distância; na segunda, traz as Abordagens da Inteligência Artificial; na terceira parte, as classificações técnicas e funcionais da Inteligência Artificial; na quarta parte, uso e contribuições da Inteligência Artificial para a comunicação e socialização no Ambiente Virtual de Aprendizagem à distância; na quinta, desafios do uso da Inteligência Artificial na Educação à Distância e na formação de professores; na sexta parte, contribuições das novas tecnologias inseridas no currículo escolar; na sétima, o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem em Educação à Distância; na oitava, O Futuro da Inteligência Artificial na Educação à Distância; na nona, as considerações finais. Por se tratar de uma pesquisa inovadora, traz a Inteligência Artificial como elemento fundamental para as transformações digitais educacionais. 

Biografia do Autor

  • Davi Milan, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

    Professor mediador da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), professor da educação básica da rede pública municipal em Quintana- SP, Especialista em Educação ESAP (2011), graduado em Pedagogia ANHANGUERA (2012) e Letras FAP (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, Educação Matemática, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, letramento matemático, alfabetização e letramento, formação de professores, educação popular, educação especial e inclusiva com ênfase ao mercado de trabalho, bem como assessoria pedagógica. Membro do Grupo de Produção Acadêmica:( PPA ); Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores (GP FORME) da UNESP de Marília-SP, membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde e deficiência da Unesp de Marília -SP, membro do Grupo de Pesquisa Formação Ética da Unesp de Marília -SP.

  • Claudinei Zagui Pareschi, UFSCAR

    Doutorando em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), na linha de pesquisa História e Filosofia de Educação. Pesquisador pelo grupo Horizonte da UFSCAR. Pesquisador do grupo Movimentos Docentes da UNIFESP. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Anhanguera (Uniderp). Especialista em Educação a Distância pela UNIP. Especialista em Filosofia pela UNESP (Marília). Especialista em Educação Inclusiva e Libras pela Faculdade São Luís. Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Rio Claro. Possui Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui Graduação em Pedagogia e História pela Faculdade Paulista São José. Possui graduação em Artes Visuais pela UNIJALES. Atualmente é Diretor de escola na Prefeitura Municipal de Limeira, atuando também nos seguintes temas: Teoria Crítica, Ciências Sociais, Filosofia do Direito, Filosofia da Educação, Ética, Tecnologia na Educação, Educação a Distância, Formação Continuada, Formação de Professores, Educação e Gestão Democrática. 

Downloads

Publicado

2024-09-16

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental