A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
UM ESTUDO DE CASO EM ITAPURANGA
DOI:
https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v13i1.13776Resumo
O trabalho em estudo se propõe em pesquisar como o ensino de história local tem
acontecido nas séries iniciais, buscando em legislações brasileiras base para um paralelo entre
o que é proposto e o que tem ocorrido no momento da sala de aula de escolas da rede
municipal de ensino na cidade de Itapuranga-Go. Observando as metodologias utilizadas,
materiais oferecidos para os mediadores do conhecimento é que surgiu a ideia de investigar
como esse fato ocorre na realidade dessas instituições. Diante ao exposto foram utilizadas
entrevistas e análise documentais. As referências bibliográficas tem como pressuposto autores
que estudaram a região de Goiás e sua história local, além de análise de leis tais, como:
BNCC (2017), DC- GO (2018), LDB (1996), SOUZA Cibeli de, CARNEIRO Maria F.
(1996), LEMOS, F Thomás (1990), MIRANDA, Liliane de Jesus Nascimento; SCHIER,
Dirlei Afonso (2016), SILVA, Valtuir Moreira (2008), entre outros. Contudo, a pesquisa tem
como foco principal o ensino da história local ocorrido no terceiro ano do ensino fundamental,
com ênfase na grande relevância que é o conhecimento da história da região onde vive os
educandos da série em estudo.