GESTA DE ASSOMBROS

A OBRA REGIONALISTA DE BERNARDO ÉLIS E AS PAISAGENS DA CULTURA EM GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v13i1.13675

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir acerca dos conceitos de região e identidade elencados pela Geografia cultural na construção do conceito de goianidade, na formação identitárias do povo goiano, na obra de Bernardo Élis. Vislumbrando a cultura como uma criação coletiva e renovada dos homens, moldando seus indivíduos e definindo os contextos de vida social que são, ao mesmo tempo, os meios de organizar e dominar o espaço em que vivem. Busca-se o conceito de goianidade enquanto delimitador e marcador do sistema de valor que coexiste na região do estado de Goiás para compreender a identidade Goiana e sua delimitação regional através do estudo da construção desta sociedade e seu processo de desenvolvimento e transformações por meio do resgate de suas heranças culturais perpetuadas ao longo do período da mineração até o seu isolamento social, que se inicia a partir daí até a década de 1970, quando, em outra realidade, se inicia a busca por uma “modernidade”, busca esta, fundamentada em ideias e pressupostos de teóricos que apresentam significativa importância na definição e construção dos conceitos discutidos acerca de região e identidade por Paul Claval, Vidal de La Blache e Friedrich Ratzel e a caracterização da identidade goiana apontada por Nasr Fayad Chaul trabalhada nos livros O Tronco , Veranico de Janeiro e Ermos e Gerais de Bernardo Élis.

Biografia do Autor

  • Maria Cecília Ribeiro Abdalla, Universidade Estadual de Goiás

    Graduado em História, pelo Instituto de Educação e Ensino de Samambaia-DF, graduado em Direito pelo Centro Universitário de Goiás-Uni Anhanguera, Pós-graduanda em Cultura, Identidade e Região pela Universidade Estadual de Goiás-UEG.

  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás

    Pesquisador de estudos interculturais entre literatura, ciência e arte. Graduado em Direito (1997) pela UFG/Câmpus Goiás e Letras (Português/Inglês) (2001) pela UEG/Itapuranga. Especialista em Ensino de Literatura (2003) pela UEG, em Língua Inglesa (2004) também pela UEG e em Direito Civil e Processual Civil (2005) pela UNIGRANRIO. Mestre em Geografia (2005) pela UFG/Catalão, com a dissertação: Uma viagem paisagística pelas zonas geográficas na obra Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto. Doutor em Ciências Humanas (Geografia Humana) (2017) pela FFLCH/USP com a tese: Tessituras da paisagem cultural às margens do rio Capibaribe e no Recife sob a luz da poética de João Cabral de Melo Neto e Pós-doutor em Literatura Comparada (2021) pelo PROLAM/USP. Atualmente professor efetivo (DES IV Nível 1 RTI) Letras/UEG Itapuranga, credenciado no programa de pós-graduação stricto sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG), Coordenador de Unidade UEG/Itapuranga, editor-chefe do periódico digital Building the way (ISSNe 1519-7220), membro dos grupos de pesquisa: Geografia, literatura e arte (GEOLITEART) com sede na USP e Literaturas de língua portuguesa (GEPELLP) UEG. Interessa-se por pesquisas na área de Literatura, com ênfase na aproximação entre ciência e arte, paisagem e literatura, literatura negra e afro-brasileira.

Downloads

Publicado

2023-06-24

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental