LETRAMENTO
O LEITOR E A LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v12i2.13552Resumo
O objetivo essencial deste estudo consiste na abordagem sobre os conceitos leitor e leitura literária, letramento literário, letramento informacional e biblioteca digital, tendo-os como pontos de ajuda na compreensão do paradigma indiciário guinzburgniano, mediante pesquisa bibliográfica. Nesse contexto, interessa-nos saber como são concebidos leitor e leitura nas teorias do efeito estético de Wolfgang Iser e estética da recepção de Hans Robert Jauss, com o propósito de podermos entender “efeito estético” ou como a fruição estética ocorre durante a leitura. Ao final, deduzimos que as diferentes concepções sobre letramento, leitor e leitura no contexto do letramento informacional, por sua vez, colaboram com a democratização do acesso ao texto literário, num convite ao desenvolvimento da sensibilidade estética. Além disso, o movimento de busca de obras e informações em bibliotecas digitais pressupõe, como requisito, que família e docente assumam o compromisso de se tornarem leitores aptos para desenvolverem essa atitude nas crianças e adolescentes, no ambiente familiar e escolar.