O FRACASSO ESCOLAR E A EXCLUSÃO NO INTERIOR DAS ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v12i2.13408

Resumo

O presente artigo visa discutir a questão do fracasso escolar e consequentemente a exclusão dos alunos no interior das escolas, a partir do entendimento de que o neoliberalismo é o principal responsável pelas desigualdades existentes no ensino. Sendo assim, o objetivo central é analisar os mecanismos presentes nas políticas educacionais atuais que contribuem para que o fracasso escolar continue presente e se reproduza nas escolas públicas brasileiras. Para isso, buscamos estabelecer uma relação entre os desdobramentos das políticas educacionais atuais centradas nas avaliações de larga escala, os mecanismos de meritocracia e as desigualdades educacionais com o fracasso escolar. Como metodologia fizemos uso da revisão bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007), e para essas discussões trazemos para o debate Patto (1999, 2007), Dardot ; Laval (2016), Faria ; Miranda (2014),  Resende; Miranda (2016), Freitas (2007, 2016, 2018), Saviani (2017), Oliveira (2015). O texto foi organizado em quatro seções   a) apresentação das preocupações  de Patto (1999) em relação ao fracasso escolar;  b) análise das políticas educacionais centradas nas avaliações e gerenciamento empresarial; c) estabelecimento da relação das políticas educacionais atuais com o fracasso escolar e desigualdades sociais;  d) apontamentos finais  problematizando as políticas de avaliação, meritocracia, desigualdades sociais e fracasso escolar bem como, a busca de uma educação de qualidade e emancipatória para todos. Com isso, pretendemos contribuir para as discussões existentes sobre as causas do fracasso escolar na atualidade.

Palavras-chave Fracasso escolar. Neoliberalismo. Políticas educacionais. Meritocracia. Políticas de avaliação.

Biografia do Autor

  • Suely Pereira de Sousa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás- UEG (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU (2000), Especialização em Geografia, Habilitação em Gestão do Território, da Universidade Federal de Goiás - UFG (2009) - Campus Catalão. Mestrado em Geografia- Universidade Federal de Goiás UFG (2010) - Campus Catalão. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG. Professora da educação básica na Secretaria Estadual do Estado de Goiás (SEDUC) e na Secretaria Municipal de Educação de Caldas Novas (SEMEL). Atuou no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade de Caldas Novas (2010-2011). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude (GEPEJ) da Faculdade de Educação - UFG.

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Publicado

2023-01-12

Edição

Seção

Tema livre