PROTAGONISMO DA MULHER NAS RELIGIÕES JAPONESAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v12i2.13403

Resumo

Por muitos anos, o papel social da mulher está relacionado a ao o trabalho doméstico e ainda carrega consigo o estigma de ser dominada pelo sexo masculino. A religião como inserida na sociedade permitiu de certa forma a inserção da mulher em diversas areas de sua estrutura. Assim este artigo é parte de uma pesquisa no mestrado e consiste em analisar como a história de vida de três mulheres é importante para compreender o protagonismo da mulher frente às religiões. Por meio de revisão bibliografica e relato de história de vida  a hipótese aqui trabalhada é de que mesmo diante do contexto social que a mulher foi inserida, estas três mulheres desenvolveram relações simbióticas com o sagrado, romperam fronteiras e desenvolveram práticas religiosas através de suas trajetórias de vida e de pertencimento ao seu grupo religioso e cultural.

Biografia do Autor

  • Janaina Josias de Castro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS

    Doutorado em andamento em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás na linha de pesquisa: Cultura e Sistemas Simbólicos Bolsista CAPES. Mestra em Ciências da Religião-Bolsista CAPES. Bolsista Assistente da Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, da PUC Goiás.Voluntária do Programa de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás com o tema: Vida, morte e sacralidade dos Alimentos. Graduação em Teologia em andamento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (inicio 2016). Graduação em Engenharia de alimentos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Experiencia Profissional na Área de Gestão da qualidade e Segurança alimentar.

  • Silvia Alves Tavares Scolaro, PUC-GO

    É doutoranda no programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É mestre em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Bolsa CAPES). Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (1996), Pós-Graduação Latu Sensu em História Regional (UEG, 2003); em Educação inclusiva com ênfase no atendimento educacional especializado (AEE) (FABEC, 2014) e em Docência na Educação Infantil e anos iniciais: Currículo, Diversidade e Tecnologia pela UEG - Campus Itaberai-GO. Atualmente é Gestora/Creche São Francisco - Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de Biologia Geral, Ensino Religioso, Geografia com ênfase em Ensino Religioso e Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Edição

Seção

Tema livre