A REPRESENTAÇÃO NEGRA NA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO ESPAÇO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v12i1.13329Resumo
Vivemos tempos em que discussões acerca do racismo têm sido reavivadas em decorrência de diversos conflitos, bem como pela representatividade do negro na atual sociedade brasileira. O estudo intitulado a representação negra na literatura infantojuvenil no espaço escolar do ensino fundamental I objetiva analisar as potencialidades da literatura infantojuvenil para naturalização de questões étnico raciais na sala de aula, com base na Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Realizou-se um levantamento bibliográfico em obras literárias disponibilizadas pelo poder público como material didático para o ensino fundamental I e outras obras que abordam a temática que não compõem o acervo de uma escola. O estudo configura-se como discussão bibliográfica cimentado em obras de autores negros e outros não negros que voltam os olhares para produções específicas ao público infantil, com temas que retratam a desconstrução de estereótipos em relação aos descendentes afro-brasileiros. Investigou-se em que medida a autoafirmação da identidade negra poderá ser trabalhada por meio da literatura infantil no ensino fundamental I, contribuindo para que as crianças se reconheçam enquanto membros da comunidade negra brasileira, fugindo dos “perigos de uma história única”. O trabalho apresenta algumas obras como referência que podem ser trabalhadas com o público infantojuvenil que convergem com a temática em questão. Chegou-se à compreensão que explorar a literatura produzida para negros, no ensino fundamental I, contribui para que as crianças se identifiquem, se aceitem com naturalidade e se amem com a cor da sua pele, cabelos crespos e demais aspectos que fazem parte dos traços negros, diminuindo consideravelmente atos de racismo e bullyng na escola.