ALGUNS HORIZONTES NA PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA:
PRESSUPOSTOS DIALÉTICOS EM METODOLOGIAS EXPERIENCIALIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v12i1.13306Resumo
Diante das formas violentas do capitalismo que tem acirrado as disputas sociais e alargados as distâncias entre classes sociais, a educação e os professores se posicionam como instrumentos capazes de promover reflexões, mudanças na construção de novos sujeitos. Para tanto, os pressupostos para elaboração teórica do artigo são provenientes da abordagem dialética e de temas da Geografia crítica. A metodologia para elaboração e análise para a realização deste artigo foram leituras sistematizadas, reflexões e disciplinas em sala de aula, bem como a experiência de professora nos Ensino Básico lecionando a disciplina de Geografia. Os resultados alcançados foram práticas experiencializadas em sala de aula de cursos de Formação de camponeses (as), estudantes do ensino básico privado e público, estudantes de especializações e de cursos de Graduações sobretudo a partir de leituras, músicas, filmes, e debates em atividades de sala de aula.