“LUZ, CÂMERA, AÇÃO!”:

A IMPORTÂNCIA DA NEURODIDÁTICA COMO APARATO PARA USO DAS TECNOLOGIAS ENQUANTO RECURSOS METODOLÓGICOS

Autores

  • Viviane Faria Lopes UEG
  • Keila Silva Leite
  • Izabela Oliveira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v11i2.12754

Resumo

A presente pesquisa conceitua e caracteriza a Neurodidática, reavaliando os estudos a respeito das formas de ensinar, de modo a embasar propostas inovadoras que venham a avaliar e (re)considerar métodos funcionais de aprendizado. Como as investigações educacionais pontuam, aprende-se melhor quando se utilizam formas que o cérebro venha a ser qualificado a aprender. O entendimento e aprendizado da criança ressalta o uso de vídeos interativos enquanto artifício metodológico eficaz e, desse modo, avaliaram-se as produções do Canal Palavra Cantada, do Youtube, por serem constituídas de uma diversidade vocabular e valendo-se de imagens múltiplas. Referenciada por ROJO (2012), Kleiman (2008), Vieira (2007), Barbosa (2002), entre outros pesquisadores, esta perquirição buscou, assim, tanto amparar cientificamente os docentes da educação infantil, para que façam uso de ferramentas tecnológicas, quanto os incitar a buscar por recursos neurodidáticos que apresentem efetivo subsídio para auxiliar na alfabetização e no letramento.

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Publicado

2022-01-05

Edição

Seção

Tema livre