INTERNACIONALIZAÇÃO E MOBILIDADADE:

IMPLICAÇÕES PRÁTICO-PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

  • Lauro Sérgio Machado Pereira UEG
  • Dllubia Santclair
  • Kléber Aparecido da Silva

DOI:

https://doi.org/10.31668/buildingtheway.v11i2.12585

Resumo

O fenômeno da internacionalização, apesar de complexo, pode ser compreendido como um processo cujo objetivo é introduzir, de maneira sustentável, uma dimensão internacional, intercultural e global nos propósitos, nas funções e nos serviços oferecidos pela instituição educacional. Haja vista que a internacionalização é uma resposta à globalização e também um produto desse fenômeno que muitas vezes se manifesta de forma impositiva, é fundamental compreendê-la por lentes críticas como um espaço estratégico para uma educação mais inclusiva. Neste artigo, investigamos a mobilidade internacional como elemento estratégico para o processo de internacionalização da formação de professores e, em seguida, apresentamos algumas implicações para a prática pedagógica com base na perspectiva de professores de línguas de um instituto federal da região Sudeste do Brasil. A análise dos dados gerados por meio de um questionário online semiestruturado indicou que a mobilidade internacional é vista pelos professores participantes como uma experiência que legitima e atribui valor cultural e linguístico à prática pedagógica.

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Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental