SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS-UEG-INHUMAS-2019

  • Ana Paula Silva Ueg/Inhumas
  • Maria Margarete Pozzobon Mestre em educação pela PUC-GO

Resumo

Este estudo aborda os saberes docentes construídos na formação inicial de línguas (português/inglês), buscando identificar os saberes mobilizados na realização do estágio supervisionado do curso de Letras da UEG- UnU Inhumas, tendo como fonte os relatos de experiência de estágio. Adotamos a abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A fundamentação teórica baseia-se, sobretudo, em Tardif (2002) Pimenta (2012; 2006; 2004; 2005; 1999); Silva (2019) para discutir as categorias saberes docentes, estágio supervisionado e formação docente. Na pesquisa bibliográfica apresentamos os paradigmas da racionalidade técnica, racionalidade prática e racionalidade crítica, procurando compreender os reflexos desses paradigmas na formação inicial. Na análise documental percebemos evidências de uma formação pautada na perspectiva prática e crítica, apontando para o desenvolvimento da autonomia e de atitudes investigativas dos futuros professores. Além disso, identificamos saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes da experiência mobilizados durante a realização do estágio supervisionado de língua portuguesa e língua inglesa. Consideramos que o aporte teórico-prático durante o curso de Letras foi essencial para o desenvolvimento e mobilização desses saberes, uma vez que a prática, alinhada à teoria, promove subsídios para uma prática pedagógica reflexiva. Assim, concluímos que o Estágio Supervisionado contribuiu de maneira significativa tanto para o desenvolvimento das habilidades profissionais educativas, quanto para a percepção da dimensão política e social da atividade educativa, que são questões relevantes para o professor em formação iniciar a reflexão sobre sua prática.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva, Ueg/Inhumas

Graduada em Letras  pela Universidade Estadual de Goiás/ Inhumas- 2021.

Maria Margarete Pozzobon, Mestre em educação pela PUC-GO

Mestre em Educação(UCG- 2008), Especialista em Psicopedagogia (FAFICH - 1996), Especialista em Língua Portuguesa (SESNI/RJ- 1989), Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1985) . Leciona no ensino superior desde 1986, com ênfase em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Texto e disciplinas de formação de professores no curso de Letras. 

Publicado
2021-12-21
Seção
Tema livre