ESTILO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS

  • Ana Carolina dos Santos de Magalhães UEG
  • Beatriz Neves Gomes
  • Cláudia Maria Soares Rossi

Resumo

O estudo visa analisar os estilos de aprendizagem de professores da educação infantil da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, buscando investigar estratégias utilizadas no ensino em sala aula. Baseou-se modelo de estilo de Aprendizagem ILS (Índex of Learning Styles–Índice de Estilos de Aprendizagem) (FELDER; SOLOMAN, 2018), que tem como proposta teórica a definição de 16 diferentes perfis comportamentais para identificar o estilo de aprendizagem do aluno. Aplicou-se o teste N-ILS (New Index of Learning Styles), uma adaptação do ILS validada (VIEIRA JUNIOR, 2014; GARDNER, 1995). Participaram do estudo 33 docentes da educação infantil da rede municipal de Minas Gerais, onde 39,39% atuam como docente a menos de 5 anos, 36,36% de 5 a 10 anos e 24,24% a mais de 10 anos. Diagnosticamos que os docentes em geral, apresentam estilos de aprendizagem baseados no sensorial, visual, ativo e sequencial.

Publicado
2021-07-26