ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA NUMA ALDEIA INDÍGENA

Autores

  • Bastos Daude

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Modelagem Matemática. Conscientização.

Resumo

Este artigo consiste em apresentar uma forma alternativa para o ensino e aprendizagem da Matemática; assim propõe-se a Modelagem Matemática na turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Maurehi, na cidade de Aruanã – GO, por se tratar de uma metodologia que utiliza a matemática aplicada no mundo real dos alunos, queremos então fazer com que os alunos se tornem: ativos, críticos, autônomos, participativos, reflexivos e capazes de solucionarem problemas que envolvem a matemática aplicada em seus cotidianos. E para isto propusemos tratar a questão da diminuição do peixe Pirarucu (maior peixe de escama do Brasil) na região dos alunos, peixe este que é bastante perseguido e que corre risco de extinção, utilizando assim a ferramenta matemática para conscientização. Para esta tarefa foi realizada uma pesquisa exploratória com traços de um Estudo de Caso em que privilegiamos uma analise de conteúdo qualitativa.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Aprendizagem. Modelagem Matemática. Conscientização.

Biografia do Autor

  • Bastos Daude
    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Unidade Universitaria de Goias. Mestrando em Ciencias e Matemática pela Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2012-11-22

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental