O PAPEL DA MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO DA HABILIDADE ORAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS

Autores

  • Jesiel Soares Silva

Palavras-chave:

Motivação, Habilidade oral, Aprendizagem de língua inglesa.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma sala de aula de Língua Inglesa no Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa feita junto aos alunos do nível intermediário buscou entender como a motivação para fala em língua inglesa pode ser conseguida e o que o professor pode fazer para mantê-la. Através de entrevistas, questionários, aulas gravadas e através do uso de várias estratégias, este estudo buscou uma compreensão mais ampla sobre como motivar os alunos de língua Inglesa a falar na língua-alvo.

PALAVRAS-CHAVES: Motivação; Habilidade oral; Aprendizagem de língua inglesa.

Biografia do Autor

  • Jesiel Soares Silva
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, lidando com o impacto das novas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) nos processos de ensino/aprendizagem de língua inglesa. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Goiás, com o foco na área de Formação Continuada de Professores mediante as novas TIC. Graduado em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Goiás. É membro do grupo Tecnologias da Mediação e Experiências Multilíngues, vinculado à Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Augusto de Souza. É membro do grupo de pesquisa Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, vinculado ao CNPQ e coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina Fricke Matte. É membro também do grupo TECLE (Trajetórias: Ensino, Computador e Língua Estrangeira) vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG, coordenado pela Profa. Dra. Eliane Carolina de Oliveira. Atuou como professor de Língua Inglesa na rede particular em Goiânia e de Língua Portuguesa em cursos especializados e/ou Pré-vestibulares e ministrou no curso de Língua Inglesa do Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás. Atuou como professor na Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Araguaia, em Goiânia, trabalhando a Formação Reflexiva de Professores.

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Publicado

2012-11-22

Edição

Seção

Linguagem e saúde mental