PRÁTICAS MULTIMODAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Carolina Soares Moreira

Resumo

Com o avanço tecnológico é importante que o ensino/aprendizagem tanto de Língua Materna como de Língua Estrangeira adapte-se às novas tecnologias fazendo uso de diversos materiais e recursos que atraiam a atenção do aprendiz, cada vez mais conectado ao universo digital. Assim, tem-se buscado no universo do ensino elementos mais atrativos, entre eles, práticas multimodais nas quais misturam-se linguagem verbal e não verbal. Essa nova linguagem apresenta a vantagem de oferecer a complementação dos modais e transmitir mensagens que, às vezes, um modo só não passaria. Para a reflexão desse tema, este artigo faz uma breve apresentação da evolução do ensino de língua estrangeira ao longo dos anos até os dias atuais. Além disso, discute o papel do livro didático no ensino. Para isso, apresenta a definição de multimodalidade e letramento, passando pelas metodologias e ensino de Língua Estrangeira através dos anos e chegando aos livros didáticos. Em seguida, apresenta a expectativa em relação a esse material e sua evolução junto às metodologias e ao ensino até os dias atuais.

Publicado
2020-06-18