A Percepção da monitoria em parasitologia humana pelos discentes de farmácia da UFCG
Resumo
A Monitoria Acadêmica, está prevista na Lei nº 5540/68 que fixa normas de organização e funcionamento, permitindo aos alunos monitorados outras possibilidades para o aprimoramento dos seus estudos. Buscando melhorar o desenvolvimento das atividades na monitoria, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção da monitoria em Parasitologia Humana pelos discentes de farmácia da UFCG. Tratou-se de um estudo transversal de caráter descritivo e quantitativo, com a aplicação de questionário semi-estrururado nos discentes do curso de Bacharelado em Farmácia do Centro de Educação e Saúde, período 2016.2. Participaram do estudo 26 discentes (100% dos alunos matriculados na disciplina) e os dados foram analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 13.0 for Windows. Foi observado que 88,5 % dos estudantes participaram efetivamente da monitoria. Em relação as principais dificuldades, 57,7% dos entrevistados afirmaram apresentar dúvidas acerca dos conteúdos práticos e como principais sugestões para a melhoria da monitoria foi indicado majoritariamente a criação de listas de exercícios (42,3%) e mídias digitais (38,5%). A monitoria apresenta importante papel quando relacionado a construção de conhecimentos, sendo necessário saber quais as necessidades dos estudantes para, assim, potencializar sua ação como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem.
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