Avaliação da atividade do extrato hidroetanólico de Chenopodium ambrosioides L. e de Eucalyptus alba Reinw ex Blume, frente a cepas de Mycobacterium sp in vitro.
Resumo
Chenopodium ambrosioides e Eucalyptus alba são espécies utilizadas na medicina popular para o tratamento da tuberculose e expectoração1,2. O presente trabalho teve o objetivo de determinar os parâmetros físico-químicos e microbiológicos, definir o perfil fitoquímico, e avaliar as atividades antimicobacteriana, citotóxica, imunomodulatória e toxicológico in vivo dos extratos e frações. Na avaliação físico-química e microbiológica dos extratos de C. ambrosioides e de E. alba, foram encontrados parâmetros em conformidade com a Farmacopéia Brasileira3. A prospecção fitoquímica dos extratos revelaram a presença de saponinas, esteroides, triterpenoides, fenóis e taninos. Os resultados do método da microdiluição em caldo e da microdiluição utilizando Alamar Blue evidenciaram moderadas atividades frente à Mycobacterium fortuitum do extrato de E. alba e da fração acetato de etila (FAcE) de E.alba; a fração clorofórmica (FCl) de C. ambrosioides e a FAcE de E. alba foram moderadamente ativas frente à Mycobacterium tuberculosis. A atividade citotóxica, avaliada pelo método do MTT, demonstrou que os extratos não reduziram a viabilidade celular nas concentrações testadas. No ensaio de imunomodulação, o extrato de E. alba apresentou potencial efeito anti-inflamatório, pelos métodos de inibição da produção de NO e TNFα. Não foram detectados sinais de toxicidade oral aguda dos extratos na dose de 2500 mg/kg em camundongos. Estes resultados sugerem o potencial antimicobacteriano da FAcE de E. alba e imunomodulador do extrato de E.alba, e podem servir como subsídio para estudos futuros com vista no isolamento de compostos ativos. Agradecimentos: Ao CNPQ e a CAPES pelo suporte financeiro.Downloads
Publicado
2015-06-10
Edição
Seção
Microbiologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.