Análise cienciométrica dos efeitos das mudanças climáticas globais sobre os vertebrados ectotérmicos

Autores

  • Max Willian Tavares de Almeida Universidade Estadual de Goiás
  • Muryllo Ferreira de Melo Universidade Federal de Goiás
  • Ariany Rosa Gonçalves Universidade Federal de Goiás

Resumo

O planeta Terra, desde tempos primitivos tem passado por diversas mudanças na superfície terrestre. Nas últimas décadas o planeta tem passado por novas transformações (oriundas do impacto da humanidade sobre planeta). Essas são as Mudanças Climáticas Globais, que por sua vez vem ameaçando a biodiversidade existente no planeta. O presente trabalho fez uma análise cienciométrica dos artigos com foco em mudança climática, com ênfase sobre os vertebrados ectotérmicos. Essa análise mostrou que a grande maioria dos artigos encontrados têm maior foco sobre os impactos ambientais na diversidade de peixes marinhos. Concluiu-se que são necessários novos estudos sobre os demais vertebrados ectotérmicos (répteis e anfíbios), sem interesses econômicos. De modo possa haver uma melhor compreensão dos impactos sofridos por vertebrados ectotérmicos, e para que sejam elaboradas futuras estrategias de conservação da biodiversidade de ectotérmicos, que são bastante sensíveis as mudanças no clima global.

Biografia do Autor

  • Max Willian Tavares de Almeida, Universidade Estadual de Goiás
    Possui graduação em Ciências Biológicas "Bacharelado" pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Atualmente trabalha com ecologia de insetos sociais (Isoptera).
  • Muryllo Ferreira de Melo, Universidade Federal de Goiás
    Possui graduação em Ecologia e Análise Ambiental e mestrado em Biodiversidade Animal, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura de assembléias, diversidade e historia natural de anfíbios anuros.
  • Ariany Rosa Gonçalves, Universidade Federal de Goiás
    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2013). Mestra em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (2016). Atualmente, e aluna de doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela UFG. Atua na área de Genética, com ênfase em Genética de Populações Vegetais.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Ciências Biológicas