ANÁLISE DIALÉLICA DE HÍBRIDOS SIMPLES DE MILHO VISANDO À OBTENÇÃO DE HÍBRIDOS DE F2
DOI:
https://doi.org/10.12971/757Palavras-chave:
Zea mays, Dialelo completo, Produtividade.Resumo
Visando a redução dos custos de produção de sementes de milho, vem sendo estudado o emprego de híbridos de populações F2 (S0). Objetivando a posterior obtenção de híbridos de F2, o intuito do presente estudo foi estimar a capacidade de combinação de híbridos simples comerciais (F1) por meio da avaliação de caracteres agronômicos dos híbridos resultantes dos cruzamentos.. Foram avaliados 28 híbridos resultantes de um dialelo completo entre 8 híbridos simples, juntamente com os híbridos simples parentais e uma testemunha comercial. Os ensaios foram instalados em Campinas, safra 2006/2007 e Mococa, safras 2006/2007 e 2007/2008, sob delineamento experimental de blocos ao acaso com 3 repetições. Foram avaliados os caracteres Altura de planta e de espiga e Produtividade de grãos. Foram realizadas análises dialélicas utilizando-se o Método 4 de Griffing (1956), modelo 1, e estimada a heterose dos híbridos duplos em relação à média dos parentais. Obtiveram-se híbridos de produtividade elevada, atingindo média de 8219 kg ha-1, com destaque para a combinação híbrida HS-C x HS-E (9154 kg ha-1). Verificou-se o predomínio de efeitos aditivos significativos na expressão dos caracteres. Quanto à capacidade combinatória, o híbrido simples HS-D destacou-se com as maiores estimativas de gi para produtividade; HS-F e HS-G para reduzir AP e AE. A maior estimativa de heterose foi verificada no híbrido HS-C x HS-E (804,9 kg ha-1). Evidenciaram-se híbridos comerciais promissores quanto à capacidade combinatória e híbridos duplos superiores, indicando que híbridos simples são viáveis para obtenção de populações visando à obtenção de híbridos de F2 (S0).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.