DESEMPENHO DA TERMOTERAPIA NA BROTAÇÃO DE MICROTOLETES DE CANA-DE-AÇÚCAR
DOI:
https://doi.org/10.12971/5019Palavras-chave:
Leifsonia xyli. Saccharum officinarum. Raquitismo-da-soqueira. Melhoramento genético. Tratamento térmico.Resumo
A termoterapia é o método mais adotado pelas usinas do setor sucroalcooleiro no controle da doença do raquitismo da soqueira (RDS), altamente prejudicial no desenvolvimento da cultura da cana de açúcar. Apesar de seus benefícios, a termoterapia pode reduzir o índice de brotação das gemas, prejudicando o desempenho da cultura. Este trabalho visou determinar o desempenho na brotação de gemas em condições de campo, usando delineamento inteiramente casualizado, em fatorial 5x2+1, com seis repetições, sendo os tratamentos constituídos de cinco cultivares de cana de açúcar (SP 5536; SP 3250; RB 7515; SP 1842; SP 2847), tratadas termicamente com duas temperaturas (50°C/2h e 52°C/30 minutos), mais uma testemunha - sem tratamento térmico. Verificou-se que houve diferença significativa entre os tratamentos térmicos e a amostra controle (testemunha). As cultivares apresentaram comportamento diferenciado entre si, tendo a cultivar SP 1842 obtido maior índice de crescimento de perfilhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.