PRODUTIVIDADE AGROECONÔMICA DE CENOURA CULTIVADA COM TIPOS E FORMAS DE ADIÇÃO DE CAMA DE FRANGO AO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.12971/4903Palavras-chave:
Daucus carota. Rentabilidade. Resíduo orgânico.Resumo
O objetivo do trabalho foi estudar a produtividade agroeconômica da cenoura cultivada com dois tipos de resíduo base (maravalha e casca de arroz) e diferentes formas de adição de cama de frango ao solo [(10 t ha-1 em cobertura, 10 t ha-1 incorporada, 5 t ha-1 em cobertura + 5 t ha-1 incorporada e testemunha (0 t ha-1)], que foram arranjados no esquema fatorial 2 x 4, no delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos com a adição da cama de frango foram os que apresentaram os melhores resultados para massa fresca de raiz comercial, com as maiores produtividades obtidas com o uso em cobertura + incorporada e em cobertura, superando em 3,06 (22,43%) e 2,43 t ha-1 (17,81%) a testemunha. Os melhores resultados para massas secas de folhas e raiz comercial foram obtidos pelo uso da cama de frango, superando em 0,04 t ha-1 (22,22%) e 0,04 t ha-1 (18,18%), respectivamente, em relação a testemunha. Concluiu-se que para se obter maiores produtividades de raízes comerciais e maior renda bruta e líquida, o cultivo da cenoura deve ser feito com cama de frango adicionada ao solo em cobertura + incorporada, independente do tipo de resíduo base.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.