COMPORTAMENTO DE MUDAS DE Anacardium humile st. Hil SOB DIFERENTES SUBSTRATOS
DOI:
https://doi.org/10.12971/4879Palavras-chave:
Cerrado, espécie nativa, germinação.Resumo
O cajuzeiro do cerrado é uma das espécies de fruteiras nativas, com alto potencial para a exploração na região Centro-oeste do Brasil. A espécie ainda não é domesticada, deste modo, os estudos devem ser ampliados, principalmente, quanto sua caracterização, conservação, beneficiamento e, seu cultivo, visto que se trata de uma atividade potencialmente geradora de renda, na região Centro-Oeste do Brasil. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes substratos na produção de mudas de cajuzinho-do-cerrado (Anacardium humile St. Hil) e avaliar o seu desenvolvimento inicial. O experimento foi conduzido em bancada a pleno sol, seguindo o delineamento de blocos casualizados, utilizando-se quatro tipos de substratos (areia peneirada; areia peneirada e solo de cerrado peneirado na proporção de 1:1; solo de cerrado peneirado e solo de cerrado tratado com calcário) com dez repetições. As sementes foram coletadas em uma área de cerrado na região de Cristalina, no estado de Goiás. Foram avaliadas as características porcentagem de germinação, altura da planta, número de folhas, massa fresca da parte aérea, massa fresca radicular, massa seca da parte aérea e massa seca radicular. Foi possível concluir que o substrato que proporcionou melhores resultados ao desenvolvimento do cajuzinho-do-cerrado, para as diferentes características testadas foi o substrato somente com areia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.