PRODUÇÃO DE MUDAS DE Mauritia flexuosa L.f. COM SEMENTES SUBMETIDAS A DIFERENTES PERÍODOS DE IMERSÃO EM ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.12971/4268Palavras-chave:
Buriti. Emergência. Germinação. Padrão de qualidade de mudasResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a taxa de germinação, emergência e a avaliação do padrão de qualidade de mudas de buriti (Mauritia flexuosa L.f.) quando submetidas a imersão em água. O experimento obedeceu a um delineamento inteiramente casualizado, com sete tratamentos e seis repetições, com três sementes cada. Os tratamentos consistiram na imersão das sementes em água, por um período de 0, 10, 20, 30, 40, 50 e 60 dias. A avaliação da emergência foi realizada diariamente após a semeadura, que foi espaçada de acordo com o tempo de imersão, e foram feitas contagens do número de plântulas até a completa ausência da germinação que foi determinada por observações diárias por um período de 60 dias. Posteriormente foi calculado a taxa de germinação e a quantidade de dias de emergência de cada tratamento. A avaliação do padrão de qualidade das mudas ocorreu 16 meses após a semeadura, assim foram avaliados os parâmetros morfológicos altura total (HT), altura do estipe (HE) e diâmetro do colo (DC), e os índices resultantes destes parâmetros, altura por diâmetro do colo (H/DC), biomassa seca da parte aérea por biomassa seca radicular (BSPA/BSR), altura por biomassa seca da parte aérea (H/BSPA) e o índice de qualidade de Dickson (IQD). Foram observadas diferenças significativas para o tempo de emergência, quanto maior o tempo de imersão das sementes menor o tempo levado para a emergência. No entanto não foram observadas diferenças significativas para a germinação, parâmetros morfológicos, produção de biomassa e os parâmetros de qualidade das mudas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.