Produção de mudas de videira ‘itália’ cultivadas em diferentes substratos e aib em condições semiáridas
DOI:
https://doi.org/10.12971/2391Palavras-chave:
Vitis spp, estaquia, enxertia, auxinaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do ácido indolbutírico (AIB) e de diferentes substratos, no enraizamento de estacas lenhosas da videira Itália enxertada sobre o porta-enxerto ‘Jales’ (IAC 572) em condições semiáridas. Os tratamentos constaram de dois substratos: mistura de solo de subsuperficie, areia e esterco bovino curtido na proporção de 3:1:1 (SAE) e vermiculita de grânulos finos (VGF) e dois níveis de AIB: 0 (ausência) e 1 (presença). Estacas de videira ‘Jales’ (IAC 572) com 18 cm de comprimento foram enxertadas com garfos da videira ‘Itália’. A concentração de AIB utilizada foi de 2000 mg L-1 por 5 segundos. Após 120 dias foram feitas avaliações relativas à porcentagem de enraizamento, altura da planta, diâmetro do caule, matéria fresca e seca das brotações e de raízes. Verificou-se que o substrato vermiculita de grânulos finos na presença de AIB produziu mudas aos 120 dias no outono, apresentando maior vigor vegetativo, em comparação às do substrato mistura de solo de subsuperfície, areia e esterco.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.