Composição de substratos para produção de mudas de pimenta malagueta em cultivo protegido
DOI:
https://doi.org/10.12971/1592Palavras-chave:
Capsicum frutescens L., viveiro agrícola, húmus de minhocaResumo
O experimento foi desenvolvido entre os meses de maio a julho de 2010, na área experimental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária da Aquidauana, com o objetivo de avaliar o efeito do substrato Plantmax® e sua combinação com húmus de minhoca no desenvolvimento de mudas de pimenta malagueta em ambientes protegidos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com seis tratamentos e três repetições dentro de cada ambiente. Realizou-se a análise da variância individual para cada ambiente e em seguida análise conjunta entre os ambientes. Substrato com 100% húmus de minhoca apresenta-se como alternativa para a produção de mudas de pimenta malagueta podendo substituir o substrato comercial convencional. O viveiro agrícola e o viveiro agrícola coberto com palha são os ambientes mais indicados para a produção de mudas de pimenta malagueta. Não há interferência dos substratos dentro do viveiro agrícola e do viveiro agrícola coberto com Sombrite® para emergência e índice de velocidade de emergência de sementes de pimenta malagueta.Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.