PARTENOCARPIA E DESENVOLVIMENTO DE FRUTOS DE ABOBRINHA ITALIANA INDUZIDOS POR AUXINA
DOI:
https://doi.org/10.31668/hk245g51Resumo
A abobrinha italiana é uma espécie de polinização entomófila. No caso do número de insetos polinizadores ser baixo a produtividade tende a decrescer, podendo se manter estável em duas situações: sob polinização artificial ou via indução hormonal. A partenocarpia nesta espécie pode ser induzida por estímulos exógenos como a utilização de auxinas. Este grupo de hormônios tem sido constantemente estudado quanto a eficiência na produção de frutos sem polinização ou algum outro estímulo. Objetivou-se neste trabalho avaliar a ocorrência da partenocarpia e desenvolvimento de frutos de abobrinha italiana induzida por auxina. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, contendo cinco tratamentos (0, 25, 50, 75 e 100 ml.L-1), concentrações do regulador de crescimento Stimulate®, com cinco repetições. Após a colheita dos frutos, foram analisadas as seguintes características: quantidade de frutos por parcela, comprimento médio (cm), peso médio (kg), teor de sólidos solúveis e número de dias compreendido entre a antese a colheita. Em relação à concentração de AIB aplicada, teve produtividade semelhante quando comparado à polinização por insetos, sendo um método viável em determinados casos para os produtores. As aplicações foram eficientes na formação de frutos por partenocarpia, pois os resultados foram semelhantes nos casos em que não houve aplicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.