AVANÇOS E APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA qPCR PARA O ESTUDO DE MICROORGANISMOS DO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.31668/agrotec.v15iFluxoCont.14740Resumo
O solo desempenha um papel fundamental na manutenção do ecossistema terrestre, oferecendo diferentes serviços ambientais. A saúde do solo está intrinsecamente ligada à sua composição química e à diversidade de microrganismos nele presente. Diferentes ferramentas moleculares têm sido empregadas no estudo microrganismos do solo, dentre elas a técnica de reação em cadeia da polimerase quantitativa (qPCR). A qPCR permite uma avaliação rápida da abundância de grupos filogenéticos específicos de microrganismos no solo. Embora não avalie diretamente a diversidade ambiental, a técnica é capaz de detectar alterações ocorridas em grupos específicos sob diferentes condições ambientais. Suas principais vantagens incluem alta especificidade, sensibilidade, precisão e rapidez. No entanto, algumas limitações ainda são mencionadas no seu emprego no estudo dos solos, como a necessidade de obter DNA de alta qualidade, conhecimento prévio da sequência estudada e a possibilidade da presença de inibidores da reação. Dados bibliométricos demostram um aumento contínuo de métricas quantitativas e qualitativas na literatura associados à utilização de ensaio da qPCR em comunidades do solo. Essa ferramenta tem ampliado o conhecimento sobre o papel dos microrganismos no solo, e tem auxiliado no desenvolvimento de melhores estratégias de conservação e manejo que promovam a sustentabilidade desse ecossistema.
PALAVRAS-CHAVE: Ferramenta molecular; Biodiversidade do solo; PCR em tempo real.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.