PRODUÇÃO DE MUDAS DE JATOBÁ EM DIFERENTES DIMENSÕES DE RECIPIENTES E COMPOSIÇÕES DE SUBSTRATOS
DOI:
https://doi.org/10.12971/1403Palavras-chave:
Hymenaea courbaril (L.), reflorestamento, crescimento.Resumo
A crescente demanda por espécies florestais em decorrência da conscientização ambiental tem levado a necessidade de informações sobre o processo de produção de mudas. Este estudo foi desenvolvido no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e teve por objetivo avaliar a influência de diferentes combinações de substratos e tamanhos de recipientes no desenvolvimento de mudas de jatobá [Hymenaea courbaril (L.)]. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados em arranjo fatorial 3 x 2, sendo três substratos (solo + areia; solo + areia + esterco bovino; solo + areia + esterco bovino + adubação mineral com P e K) e dois tamanhos de sacos de polietileno (10 x 15 cm; 17 x 28 cm) representando volumes diferentes, com quatro repetições. Aos 110 dias após a germinação foram realizadas as seguintes avaliações: altura de planta, diâmetro basal, massa seca da raiz e da parte aérea. O recipiente com maior volume de substrato se mostrou superior em todos os parâmetros. Os resultados possibilitam recomendar a produção de mudas de Jatobá com substrato composto por solo + areia (1:1) em saco de 17 x 28 cm por produzir plantas de maior vigor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.