EQUAÇÕES DE INTENSIDADE, DURAÇÃO E FREQUÊNCIA DE PRECIPITAÇÕES PARA O MUNICÍPIO DE PETROLINA-PERNAMBUCO
Resumo
O conhecimento sobre as chuvas intensas baseado nas equações de intensidade, duração e frequência é uma importante ferramenta no planejamento urbano e dimensionamento de projetos hidráulicos, bem como no planejamento de cultivo de culturas de interesse agrícola. O município de Petrolina-PE possui uma área extensão territorial urbana de 244,8 km2, com densidade populacional média de 76,5hab./km2, e, frequentemente sofre com problemas de alagamentos e inundações. Nesse sentido, este trabalho objetivou determinar as precipitações máximas associadas a diferentes períodos de retorno utilizando métodos probabilísticos para obter os parâmetros da equação regionalizada de chuvas intensas para o município de Petrolina-PE. Para tanto, utilizou-se uma série histórica de 40 anos, a qual foi ajustada pela distribuição de extremos, ou distribuição de Gumbel, para obtenção das precipitações máximas. Os parâmetros da equação foram determinados através da aplicação de regressão potência, após a desagregação de chuvas de 24 horas em menores tempos de duração. As durações utilizadas foram 60, 120, 180, 240, 300, 360, 480, 720, 1080 e 1440 minutos. Os resultados dos parâmetros obtidos para equações IDF foram K= 114, 4840, m=0,4211 e n=-0,61926, com um coeficiente de determinação R²=0,9790, assim apresentando boas estimativas para uso em aplicações de planejamento em relação ao município de Petrolina-PE.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.