O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1 Informações gerais            

A Revista Via Litterae publica trabalhos inéditos sob a forma de artigos, ensaios, resenhas críticas de obras recentes (publicadas nos últimos dois anos, se publicadas no Brasil, e nos últimos três anos, se publicadas no exterior) ou de reedições de obras há muito esgotadas. Os trabalhos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol (de acordo com a língua materna do autor). Os originais enviados não devem ter sido publicados ou estar sendo submetidos a outra revista. Os trabalhos que não se enquadrarem nestas normas serão recusados.

A revista aceita a submissão de apenas um trabalho por autor em cada chamada e não publica trabalhos de um mesmo autor (ainda que em coautoria) em edições subsequentes.

Os trabalhos recebidos  serão avaliados anonimamente (avaliação por pares cega) por pelo menos dois membros do conselho editorial ou consultores ad hoc convidados. Somente serão aceitos os trabalhos que obtiverem dois pareceres favoráveis. Em caso de discordância, o texto será submetido a um terceiro consultor. A identidade dos autores não será informada aos consultores e nem a dos pareceristas será informada aos autores. O resultado final será informado por e-mail aos autores.

2 Sobre a autoria

a) Serão aceitas apenas contribuições que envolvam pelo menos um autor com título de doutor;

b) mestrandos, mestres e doutorandos poderão submeter trabalhos desde que em coautoria com um pesquisador doutor, que responderá pela eventual revisão do trabalho após a avaliação dos pareceristas;

c) não serão aceitos textos com mais de 4 autores;

d) abre-se exceção em termos da titulação do autor para o gênero resenha, aceitando-se, nesse caso, textos que sejam produzidos também por mestres e doutorandos.


3 Preparação dos originais

3.1 Apresentação geral 

O trabalho deve ser digitado nos seguintes padrões:

- Editor de texto: Word for Windows ou OpenOffice;

- Papel: A4;

- Margens: todas com 3 cm (superior, inferior, direita e esquerda);

- Fonte: Times new roman; tamanho 12 (para todo o texto, exceto citações com mais de três linhas, que devem ser digitadas com fonte 11);

- Espaçamento entre linhas: simples (para todo o texto);

- Extensão: artigos - mínimo de 10 e máximo 20 páginas; resenhas - mínimo de 2 e máximo de 5 páginas  

3.2 Estrutura

O trabalho deve obedecer à seguinte sequência:

Título do trabalho: centralizado, com fonte Times new roman em negrito, apenas com a primeira letra maiúscula. Resenha não terá título, mas, em seu lugar, a referência bibliográfica do texto resenhado (conforme NBR 6023, da ABNT);

Título em inglês (exceto para resenhas), apenas com a primeira letra maiúscula, centralizado, normal (sem negrito).

Observação: devem ser enviados dois arquivos: o primeiro SEM os nomes do(s) autor(es) [ou qualquer outro tipo de identificação de autoria], e o segundo arquivo com o(s) nome(s) logo depois do título em inglês. Em nota de rodapé puxada do(s) nome(s) do(s) autores deverão constar ainda: link para o currículo lattes de cada autor, titulação, instituição de origem, e-mail de cada autor.

Resumo, precedido desse subtítulo (em negrito) e de dois-pontos, em parágrafo único, com extensão mínima de 100 e máxima de 200 palavras, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples e fonte Times new romanl, tamanho 10, abaixo do nome do autor;

Palavras-chave, no máximo cinco, precedidas desse subtítulo (em negrito) e de dois-pontos, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto, fonte normal, tamanho 10, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, abaixo do resumo.

Abstract e keywords, precedidos desses subtítulos e de dois pontos, com a mesma formatação do resumo e das palavras-chave. O abstract deverá passar por uma rigorosa revisão de falante nativo ou proficiente em inglês, antes da submissão.

Corpo do Texto, iniciado duas linhas abaixo das palavras-chave, com fonte Times new roman, corpo 12, em espaçamento simples, parágrafos justificados, com adentramento de 1,27 cm na primeira linha (esse recuo pode ser obtido apertando-se a tecla <TAB>).

As seções do artigo devem ser numeradas, com exceção da “Introdução” e das “Referências Bibliográficas”. Os títulos das seções devem estar alinhados à esquerda (sem recuo), em negrito e apenas com a primeira letra maiúscula, com fonte 12.   

3.3 Referências bibliográficas             

Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores, em ordem alfabética e de acordo com a NBR 6023, da ABNT.

3.4 Citações

O sistema de chamada utilizado é autor-data, conforme NBR 10520, da ABNT. Nas citações diretas, o autor será citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação e do número da página: (KOCH, 2002, p. 9). A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Times new roman, normal, tamanho 11, espaçamento simples. No caso de citações indiretas (paráfrases), o número da página não precisa ser indicado. Ex: (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007).

3.5 Notas

As notas deverão ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página, usando-se fonte Times new roman, tamanho 10. 

3.6 Gráficos, quadros, tabelas e figuras

Gráficos, quadros, tabelas e%

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.