ADAPTAÇÃO DO JOGO TETRIS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA-UMA PROPOSTA PARA ENSINAR QUÍMICA NA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE IPORÁ-GÓIAS
Palavras-chave:
Jogos lúdicos, Tabela Periódica, Ensino de Química.Resumo
O ensino de química no ensino médio é marcado pelo método tradicional de ensino-aprendizagem e isso dificulta o trabalho do professor em sala de aula diante da evolução tecnológica presente no cotidiano dos alunos. Nessa perspectiva, é apresentado um desinteresse dos alunos, já que os conteúdos se tornam cansativo e menos atrativo. Diversos autores trazem propostas inovadoras que promovem discussões no sentido de superar a pedagogia ’tradicional’’ de ensino. Tais propostas confluem para uma mudança positiva da metodologia de ensino apresentada nas escolas. Uma dessas propostas é a utilização de jogos lúdicos em sala de aula. Diante disso, a proposta desse trabalho é realizar o estudo da tabela periódica a partir da adaptação do jogo tetris no estudo da tabela periódica. O jogo tetris é bastante conhecido entre os jovens e adolescentes, e sua adaptação para o ensino da tabela periódica pode contribuir com a assimilação dos discentes dos conteúdos sem necessitar do processo de memorização. A adaptação do jogo tetris se propôs inserir os símbolos dos elementos químicos da tabela periódica nas peças do jogo, onde serão encaixadas, formando assim as famílias ou grupos que constituem a tabela. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aprender os conteúdos de tabela periódica sem utilizarem da memorização e poderão aproximar o ensino deste conteúdo com a realidade do aluno fora do âmbito da escola, tornando as aulas de Química, mais prazerosas e diferenciadas, proporcionando uma participação mais efetiva e consequentemente tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e agradável.
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