ADAPTAÇÃO DO JOGO TETRIS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA-UMA PROPOSTA PARA ENSINAR QUÍMICA NA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE IPORÁ-GÓIAS

Autores

  • Alecio Rodrigues Nunes Instituto Federal Goiano-Campus Iporá-Docente Universidade Federal de Goias-Aluno de doutorado
  • Dylan Ávila Alves Instituto Federal Goiano-Campus Iporá-Docente Universidade Federal de Goias-Aluno de mestrado
  • Kelly Rejane de Oliveira Araujo Instituto Federal de Goias-Campus Águas Lindas-docente Universidade Federal de Goias-Aluno de mestrado
  • Eliana Tiba Gomes Grande Instituto Federal Goiano-Campus Iporá-Docente
  • Nadia Cristina Ferreira Aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema-Tads- Instituto Federal Goiano-Campus Iporá
  • Rita Ferreira Duarte Aluna do curso de Licenciatura em Química- Instituto Federal Goiano-Campus Iporá
  • Maxwell Ferreira Grande Instituto Federal Goiano-Campus Iporá-Docente

Palavras-chave:

Jogos lúdicos, Tabela Periódica, Ensino de Química.

Resumo

O ensino de química no ensino médio é marcado pelo método tradicional de ensino-aprendizagem e isso dificulta o trabalho do professor em sala de aula diante da evolução tecnológica presente no cotidiano dos alunos. Nessa perspectiva, é apresentado um desinteresse dos alunos, já que os conteúdos se tornam cansativo e menos atrativo. Diversos autores trazem propostas inovadoras que promovem discussões no sentido de superar a pedagogia ’tradicional’’ de ensino. Tais propostas confluem para uma mudança positiva da metodologia de ensino apresentada nas escolas. Uma dessas propostas é a utilização de jogos lúdicos em sala de aula. Diante disso, a proposta desse trabalho é realizar o estudo da tabela periódica a partir da adaptação do jogo tetris no estudo da tabela periódica. O jogo tetris é bastante conhecido entre os jovens e adolescentes, e sua adaptação para o ensino da tabela periódica pode contribuir com a assimilação dos discentes dos conteúdos sem necessitar do processo de memorização. A adaptação do jogo tetris se propôs inserir os símbolos dos elementos químicos da tabela periódica nas peças do jogo, onde serão encaixadas, formando assim as famílias ou grupos que constituem a tabela. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aprender os conteúdos de tabela periódica sem utilizarem da memorização e poderão aproximar o ensino deste conteúdo com a realidade do aluno fora do âmbito da escola, tornando as aulas de Química, mais prazerosas e diferenciadas, proporcionando uma participação mais efetiva e consequentemente tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e agradável. 

Biografia do Autor

  • Alecio Rodrigues Nunes, Instituto Federal Goiano-Campus Iporá-Docente Universidade Federal de Goias-Aluno de doutorado

    Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade de Brasília-UnB (2011), Mestre em Química Inorgânica-UnB (2013). Atualmente atua como docente no Instituto Federal Goiano-Campus Iporá;

    Doutorado em química em andamento na Universidade Federal de Goias- 

  • Dylan Ávila Alves, Instituto Federal Goiano-Campus Iporá-Docente Universidade Federal de Goias-Aluno de mestrado
    Possui graduação em Licenciatura em Química e especialização em docência no Ensino Superior. Atuou como docente em escolas de nível médio e cursos preparatórios para vestibular em Goiânia e interior de Goiás durante 10 anos.Atualmente é mestrando em Química pela Universidade Federal de Goiás com linha de pesquisa sobre o Ensino de Química e formação de professores, também é docente( DII-2) efetivo do Instituto Federal Goiano-Campus Iporá e ministra disciplinas para a Licenciatura em Química.
  • Kelly Rejane de Oliveira Araujo, Instituto Federal de Goias-Campus Águas Lindas-docente Universidade Federal de Goias-Aluno de mestrado
    Bacharel em Química pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Uninter. Também cursei todas as disciplinas da Licenciatura em Química, inclusive os estágios obrigatórios foram todos feitos, não finalizando apenas o TCC. Possuo experiência como professora de Química, ministrando aulas especialmente no Curso Técnico em Química - IFGoiano - Campus Iporá. Atualmente sou aluna de mestrado em Química na UFG - Goiânia.
  • Eliana Tiba Gomes Grande, Instituto Federal Goiano-Campus Iporá-Docente
    Possui graduação em Ciencia da Computação pelo Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo (2000). Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Salgado de Oliveira (2003) com Docência em Ensino Superior. Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas na PUC - Goiás. Experiência como docente na Universidade Estadual de Goiás - Posse e na tutoria à distância da UnUEAD UEG com sede em Anápolis - GO. Área de atuação: Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas de Computação. Principalmente nos seguintes temas: Informatização; Engenharia de Produção e Sistemas; Agronegócio; Rastreabilidade; orientações de projetos; Internet das Coisas; Big Data. Atualmente servidora efetiva do IFGoiano - Campus Iporá - 
  • Nadia Cristina Ferreira, Aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema-Tads- Instituto Federal Goiano-Campus Iporá
    Aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema-Tads- Instituto Federal Goiano-Campus Iporá
  • Rita Ferreira Duarte, Aluna do curso de Licenciatura em Química- Instituto Federal Goiano-Campus Iporá
    Possui graduação em Química (Licenciatura) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Iporá. Atualmente trabalha no Laboratório de Análises de Água da SANEAGO como técnica contratada.Possui experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Químico e Bacteriologia , atuando principalmente nos processos de análises para potabilidade da água.
  • Maxwell Ferreira Grande, Instituto Federal Goiano-Campus Iporá-Docente
    Possui graduação em Licenciatura em Informática pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Licenciatura em Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração e controle de processos, sql server, delphi, infra-estrutura, hardware, redes e docência EAD.

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Publicado

2016-05-02

Edição

Seção

Práticas Educacionais