Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O artigo deve ser digitados em papel A4 (21 cm X 29,7 cm), com margem superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, paginados, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm na primeira linha, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5cm em todo o artigo, com exceção do resumo e das citações superiores a 3 (três) linhas, que devem ser formatados com espaço entrelinha simples e em fonte 10.

1.Título e subtítulo do trabalho

O título aparece no topo da página; em letras maiúsculas (CAIXA ALTA); centralizado; fonte tamanho 14; e negrito. Após o título, deixar uma linha em branco em fonte tamanho 12.

Abaixo do título em português, o autor deve colocar também o título em inglês, em letras normais (CAIXA BAIXA); centralizado; fonte tamanho 12; em negrito e itálico. Após o título em inglês, deixar uma linha em branco em fonte tamanho 12.

 

2. Autor

Os nomes do/s autor/es não poderão constar no corpo do artigo. Durante o processo de submissão, a plataforma da revista exigirá os dados (nome, instituição, fundação, etc.) que ficarão devidamente armazenados. Caso o artigo seja aceito, os dados pessoais serão anexados ao trabalho.

3. Resumo (obrigatório)

Após o título, deve-se escrever a palavra Resumo em Times New Roman tamanho 12, justificado; negrito; alinhado à esquerda. Deve-se iniciar o conteúdo logo em seguida, utilizando um parágrafo de no máximo 250 palavras; sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 12.

O conteúdo do resumo deve expressar a problematização e as referências teóricas contidas ao longo do artigo.

4. Palavras-chave (obrigatório)

Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12; negrito; alinhado à esquerda. Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática. As palavras-chave iniciar-se-ão com letras maiúsculas e serão separadas por ponto.


5. Resumo em outra língua (obrigatório)

Utilize o inglês, com formatação igual à do Resumo.

6. Palavras-chave em outras línguas (obrigatório)

Utilize o inglês, com formatação igual à das Palavras-chave

7. Texto principal

Deve ser subdividido no mínimo em: introdução, desenvolvimento e considerações, sendo recomendados subitens. A fonte do texto deve ser Times New Roman tamanho 12. Os parágrafos devem ter o recuo de 1,5 cm e o texto deve ser justificado. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5pt e em citações com mais de três linhas 1pt. Termos em língua diferente do texto deverão ser escritos em itálico. O texto deve ser paginado na parte inferior central.


Enquanto critérios de cientificidade, o texto deve deixar claro a problematização, a metodologia, as referências teóricas e as hipóteses levantadas.


8. Referências

Devem ser apresentadas no final do texto em ordem alfabética, conforme normas técnicas da ABNT (NBR 6023, 2002), utilizando-se no destaque dos títulos o negrito. Vide alguns modelos abaixo:

Livros

SOBRENOME, Prenome. Titulo. Edição. Local: Editora, Ano

Exemplo:
ELIADE, M. Mito e realidade. 6 ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2007.


Artigos de livros

SOBRENOME, Prenome. Titulo da parte. In: AUTORIA DA OBRA. Título da obra. Local: Editora, ano, página inicial-final do artigo.

Exemplo:

HERMANN, J. História das religiões e das religiosidades. In: CARDOSO, C; VAINFAS, R. (Org). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p.329-352.

Artigos de periódicos:

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

Exemplo:

MALERBA, J. Pensar o conhecimento. História Revista: revista do Departamento de História e do Programa de Mestrado em História das Sociedades Agrárias da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, volume 07, n.11, p.149, jan/dez de 2002.

 

Artigos de jornais e revistas


SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal ou revista, local de publicação, data (dia, mês, ano), número ou título do caderno, seção ou suplemento, etc., página inicia-final do artigo.

Exemplo:

COSTA, A.L.M.C. O fracasso do leopardo. Revista Carta Capital, São Paulo (SP), 16 de fevereiro de 2011, seção Nosso Mundo, p.36-39.

 

Materiais acessados na Internet

 

SOBRENOME, Prenome. Título. Disponível em: <endereço completo da internet>. Acesso em: data da consulta

Exemplo:
BERGER, P. From secularity to the world religion. Disponível em: http://web.archive.org/web/20031230105824/www.religiononline.org/cgibin/relsearchd.dll/showarticle?item_id=1726. Acesso em: 10 de fevereiro de 2011.



Dissertações, teses, monografias ou trabahos de conclusão de curso

 

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo, data, nº de páginas ou volume (grau e área de concentração). Faculdade e/ou instituto, sigla da instituição, local.

Exemplo:
FARIA, A. C. Custos logísticos: uma abordagem na adequação das informações de Controladoria à Gestão da Logística Empresarial. 2003. 313p. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP, São Paulo.


9. Citações

Citações curtas (com até três linhas) devem ser digitadas entre aspas e fazer parte do texto sem que ocorra qualquer mudança de formatação.

Citações diretas longas (que ultrapassam três linhas) devem ser digitadas sem aspas e separadas por espaçamento duplo do restante do corpo do texto. Devem ser digitadas na mesma fonte do texto, Times New Roman, em tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda e com recursos em itálico somente quando o autor desejar grifar, o que deve ser mencionado após a citação pela expressão “grifo nosso”. Quando o autor faz uma supressão do texto ele deve usar [...].

Na modaliade de citação direta exigimos a utilização do sistema de chamada "Chicago" que consiste em autor, data e página. Exemplo: (ELIADE, 2007, p.61).

Na modalidade de citação indireta exigimos a utilização do modelo simples de chamada que consiste em autor de data. Exemplo: (ELIADE, 2007).

Ambas as modalidades podem fazer uso de citações que evoquem outros autores. Para tal, recomendamos o uso de apud (contido em). No entanto, ressaltamos que esse tipo de citação não deve ser predominante, sendo importante que o autor busque ler/consultar a fonte original.



10. Ilustrações e tabelas


Ilustrações e tabelas são elementos que explicam ou completam o que é tratado no texto.

As ilustrações ou figuras são fotos, pinturas, ilustrações, etc. que devem ser separadas do corpo do texto por espaçamento duplo; ela deve possuir legenda explicativa na parte inferior tamanho 10. A legenda deve ser precedida pela palavra Figura e pela numeração. Caso seja necessário, deve-se mencionar a referência bibliográfica abaixo da legenda.

Da mesma forma, as tabelas devem ser separadas do corpo textual por espaçamento duplo; ela deve possuir legenda na parte superior tamanho 11. A legenda deve ser precedida pela palavra Tabela e pela numeração. Caso seja necessário, deve se mencionar a referência bibliográfica na parte inferior da tabela.

11. Referências

ABNT. NBR 14724: trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

______. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 6022: Artigos em periódicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR10520: Citações. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

______. NBR10719: Relatórios técnico-científicos. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

______. NBR 6027: Sumário. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 6023: Referência. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

______. NBR 6033: Ordem alfabética. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

______. NBR 6024: Numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 12676: Seleção de termos de indexação. Rio de Janeiro: ANBT, 1992.

______. NBR 6021: Periódicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 6032: Abreviações de títulos de periódicos e publicações seriadas. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

BERGER, P. From secularity to the world religion. Disponível em: http://web.archive.org/web/20031230105824/www.religiononline.org/cgibin/relsearchd.dll/showarticle?item_id=1726. Acesso em: 10 de fevereiro de 2011.

CARVALHO, G. O. A elaboração do artigo científico como meio de divulgação do conhecimento. REVELLI, v.2, n.2, p. 138-162, outubro de 2011. Disponível em: <http://www.ueginhumas.com/revelli/revelli4/numero_2/revelli.v2.n2.art10.pdf>. Acesso em 22 de março de 2011.

COSTA, A.L.M.C. O fracasso do leopardo. Revista Carta Capital, São Paulo (SP), 16 de fevereiro de 2011, seção Nosso Mundo, p.36-39.

FARIA, A.C; CUNHA; I. FELIPE, Y.X. Manual prático para elaboração de Monografias (Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação e Teses). São Paulo: USJT, 2002.

FARIA, A. C. Custos logísticos: uma abordagem na adequação das informações de Controladoria à Gestão da Logística Empresarial. 2003. 313p. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP, São Paulo.

ELIADE, M. Mito e realidade. 6 ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2007.

HERMANN, J. História das religiões e das religiosidades. In: CARDOSO, C; VAINFAS, R. (Org). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p.329-352.

MALERBA, J. Pensar o conhecimento. História Revista: revista do Departamento de Históira e do Programa de Mestrado em História das Sociedades Agrárias da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, volume 07, n.11, p.149, jan/dez de 2002.

REVISTA DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E LITERATURA DA UEG DE INHUMAS (REVELLI). Normas para a submissão de artigos científicos. Disponível em: http://www.ueginhumas.com/revelli/normas.html. Acesso em: 10 de fevereiro de 2011.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, RTF E Latex.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está usa espaçamento de 1,5 cm ; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O/s nome/s do/s autor/es não deverão estar no artigo.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.