Periodização do território a partir da ação estatal: a capitalização do território goiano (1748-1988)

Authors

  • Edgar da Silva Oliveira Secretaria Estadual de Educação e Cultura de Goiás
  • Leandro Oliveira Lima Universidade Estadual de Goiás - Unu Goiás

Abstract

Resumo: O texto apresenta uma proposta de periodização para o território goiano tomando como ponto de partida as políticas governamentais que atuaram desde o período da mineração até os dias atuais. Para elaboração do texto realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a formação territorial brasileira, verticalizando a discussão para o caso do território goiano a partir de literaturas reconhecidamente essenciais da Geografia goiana. A contribuição do texto reside na apropriação do conceito de “período” proposto por Milton Santos e Maria Laura Silveira (2013), aplicado ao processo de formação territorial goiano baseado na drenagem de recursos e capitalização estatal, respectivamente[1].

Palavras-chave: Período. Território goiano. Estado. Capitalização.


[1] Este texto é parte das discussões realizadas no projeto de pesquisa Espacialização e análise dos impactos das transferências de recursos constitucionais (estadual e federal), geração de receita própria e transferências diretas para a economia dos municípios da Região Metropolitana de Goiânia, entre 2008 e 2010, vinculado a Universidade Estadual de Goiás, Campus Goiás, que culminou em projeto de iniciação científica e, posteriormente, trabalho monográfico do primeiro autor.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Edgar da Silva Oliveira, Secretaria Estadual de Educação e Cultura de Goiás
    Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); 
  • Leandro Oliveira Lima, Universidade Estadual de Goiás - Unu Goiás

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Published

2016-01-27

How to Cite

Periodização do território a partir da ação estatal: a capitalização do território goiano (1748-1988). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 4(2), 171-188. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4391