CONTRIBUIÇÕES DE AÇÕES INTERPROFISSIONAIS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS COM PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Jaíma Pinheiro de Oliveira
  • Seán Bracken
  • Mariane Andreuzzi Araújo
  • Angelo Papim

Resumo

A preocupação com aspectos de atuação e formação interprofissional tem sido alvo de pesquisa há bastante tempo, especialmente, na área de saúde. Considerando esse contexto, esse relato de experiência pretende descrever algumas das ações interprofissionais que têm sido realizadas por pesquisadores e discentes do Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (LADI), com o intuito de contribuir com discussões e propostas que envolvem essa temática. O foco interprofissional dado aqui pretende realçar o trabalho em equipe com profissionais das áreas de Saúde e Educação. A maior parte das ações que envolvem a aplicação ou o uso de nossos materiais produzidos, contam com, no mínimo, dois profissionais de áreas distintas, no momento desse uso e privilegia o ambiente escolar. Os estudos realizados até o momento permitem propor e avaliar distintas atividades, entre as quais destacamos: a construção, a adaptação e o uso de recursos e estratégias com foco para o favorecimento de habilidades da comunicação oral, escrita e simbólica. Além disso, permitem também favorecer o acesso ao currículo, especialmente, por meio das adaptações que envolvem o uso de recursos de Comunicação Suplementar e Alternativa, para aqueles escolares que não se comunicam por meio da fala.     

Palavras-chave: Educação Interprofissional. Educação Especial. Desenvolvimento infantil. Assessoria escolar. 

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Publicado

2018-08-25

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DE AÇÕES INTERPROFISSIONAIS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS COM PERSPECTIVA INCLUSIVA. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 11(3), 357-367. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/8051