PERFIL DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR OBSTÉTRICO

Autores

  • Divina Edna Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Bruna Lauanne Borges Dias Gomes Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Objetivo: Analisar a atuação dos enfermeiros membros das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em urgências e emergências obstétricas. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, realizada no SAMU. A população do estudo foi composta por 12 enfermeiros integrantes da equipe do SAMU. Resultados: Identificou-se que a maioria dos enfermeiros que atuam no SAMU já realizou assistência em eventos obstétricos no atendimento pré-hospitalar (91,7%) e houve predomínio de profissionais que se sentem preparados para atuar em emergências obstétricas (88,3%). Entretanto, a análise geral do resultado das questões específicas evidenciou um total de 40,8% de questões corretas e 59,2% de questões erradas. Conclusão: Infere-se que os enfermeiros da macrorregião que atuam no SAMU possuem conhecimento insuficiente sobre emergências obstétricas, sendo este fato relacionado com a pouca quantidade de atualização sobre emergências obstétricas.

Biografia do Autor

  • Divina Edna Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Graduadal em Enfermagem pela Universidade Estadual de Goiás.
  • Bruna Lauanne Borges Dias Gomes, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Enfermagem, Pós Graduada em Emergência e Urgência pelo CEEN, Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Goiás - Campus Ceres.

Downloads

Publicado

17-10-2017

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

PERFIL DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR OBSTÉTRICO. (2017). Movimenta (ISSN 1984-4298), 10(3), 599-608. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/6075