IDENTIFICAÇÕES DA BOLSA-FORMAÇÃO DO PRONATEC COM O TOYOTISMO/ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL
Palavras-chave:
Bolsa-Formação. PRONATEC. Toyotismo. Acumulação flexível.Resumo
Este artigo relaciona a Bolsa-Formação do PRONATEC com o toyotismo/acumulação flexível. Para isso, a primeira providência do estudo é traçar o cenário em que se contextualiza essa forma de produção do sistema capitalista, que se propagou mundialmente a partir da crise econômica da década de 1970. Com essa perspectiva em vista, parte-se para a análise das características da Bolsa-Formação do PRONATEC e verificam-se identificações desta com o toyotismo em pontos como terceirização e flexibilidade. Conclui-se que a política educacional enfatiza o preparo de mão de obra para o mercado de trabalho em detrimento de uma formação que se paute pela integralidade do sujeito, ou seja, que agregue o fazer e o pensar. As indicações de que a Bolsa-Formação seja uma iniciativa que não se compromete com uma educação emancipadora conduz a uma reflexão ampliada sobre as práticas educativas no contexto capitalista. Com base no pensamento de Mészáros, deslumbra-se uma mudança educacional radical cujo posicionamento seja firmado para além do capital. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa bibliográfica.Downloads
Publicado
2017-12-19