IDENTIFICAÇÕES DA BOLSA-FORMAÇÃO DO PRONATEC COM O TOYOTISMO/ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL

Autores

  • PRISCYLLA DIETZ FERREIRA AMARAL Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • JOÃO ROBERTO RESENDE FERREIRA Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC, UEG – CCET, Anápolis - GO)

Palavras-chave:

Bolsa-Formação. PRONATEC. Toyotismo. Acumulação flexível.

Resumo

Este artigo relaciona a Bolsa-Formação do PRONATEC com o toyotismo/acumulação flexível. Para isso, a primeira providência do estudo é traçar o cenário em que se contextualiza essa forma de produção do sistema capitalista, que se propagou mundialmente a partir da crise econômica da década de 1970. Com essa perspectiva em vista, parte-se para a análise das características da Bolsa-Formação do PRONATEC e verificam-se identificações desta com o toyotismo em pontos como terceirização e flexibilidade. Conclui-se que a política educacional enfatiza o preparo de mão de obra para o mercado de trabalho em detrimento de uma formação que se paute pela integralidade do sujeito, ou seja, que agregue o fazer e o pensar. As indicações de que a Bolsa-Formação seja uma iniciativa que não se compromete com uma educação emancipadora conduz a uma reflexão ampliada sobre as práticas educativas no contexto capitalista. Com base no pensamento de Mészáros, deslumbra-se uma mudança educacional radical cujo posicionamento seja firmado para além do capital. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

  • PRISCYLLA DIETZ FERREIRA AMARAL, Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
    Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • JOÃO ROBERTO RESENDE FERREIRA, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC, UEG – CCET, Anápolis - GO)
    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC, UEG – CCET, Anápolis - GO)

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Publicado

2017-12-19