JOGOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
Ensino de Botânica. Aprendizagem Significativa. Prática como Componente Curricular. Metodologia de Ensino.Resumo
Esta pesquisa buscou investigar a contribuição da elaboração de jogos, enquanto estratégia de ensino no processo de formação inicial de professores de Biologia. O tema foi abordado a partir de um espiral cíclico autorreflexivo, em uma pesquisa-ação. O referencial teórico que subsidiou a pesquisa corresponde à teoria do professor reflexivo, que reflete sobre sua própria prática para alcançar a Aprendizagem Significativa de conteúdos curriculares de Botânica. O processo reflexivo foi evidenciado a partir das orientações na elaboração dos jogos, possibilitando a reflexão dos licenciandos a respeito da ludicidade. Na visão dos sujeitos desta pesquisa, os jogos são vantajosos, pois além de auxiliar na aprendizagem, são atividades socializadoras, que mobilizam a atenção dos alunos para aprender conteúdos de difícil assimilação.Downloads
Publicado
2017-12-19