JOGOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores

  • RENATA ROLINS DA SILVA OLIVEIRA Mestre em Ensino de Ciências e Docente do Instituto Federal Goiano-Campus Ceres
  • MIRLEY LUCIENE DOS SANTOS Doutora em Ecologia e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis

Palavras-chave:

Ensino de Botânica. Aprendizagem Significativa. Prática como Componente Curricular. Metodologia de Ensino.

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar a contribuição da elaboração de jogos, enquanto estratégia de ensino no processo de formação inicial de professores de Biologia. O tema foi abordado a partir de um espiral cíclico autorreflexivo, em uma pesquisa-ação. O referencial teórico que subsidiou a pesquisa corresponde à teoria do professor reflexivo, que reflete sobre sua própria prática para alcançar a Aprendizagem Significativa de conteúdos curriculares de Botânica. O processo reflexivo foi evidenciado a partir das orientações na elaboração dos jogos, possibilitando a reflexão dos licenciandos a respeito da ludicidade. Na visão dos sujeitos desta pesquisa, os jogos são vantajosos, pois além de auxiliar na aprendizagem, são atividades socializadoras, que mobilizam a atenção dos alunos para aprender conteúdos de difícil assimilação.

Biografia do Autor

  • RENATA ROLINS DA SILVA OLIVEIRA, Mestre em Ensino de Ciências e Docente do Instituto Federal Goiano-Campus Ceres
    Mestre em Ensino de Ciências e Docente do Instituto Federal Goiano-Campus Ceres
  • MIRLEY LUCIENE DOS SANTOS, Doutora em Ecologia e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis
    Doutora em Ecologia e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis

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Publicado

2017-12-19