O JOGO "TOP GREGORIAN" E SUA POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DO CALENDÁRIO GREGORIANO PARA ALUNOS DO 5º ANO
Palavras-chave:
Formação de Professores. Ensino de Ciências. Lúdico. Calendário Gregoriano. Astronomia.Resumo
O presente trabalho ressalta a importância da formação de professores e a prática do lúdico na escola como fortes aliados para o Ensino de Ciências. Um dos grandes desafios do Século XXI é tornar mais atrativas as nossas escolas para que as crianças sintam prazer em ali estarem e com isto o processo ensino-aprendizagem ocorra de forma significativa. Nesse sentido apresenta-se o jogo Top Gregorian como uma proposta para o trabalho com a temática do Calendário Gregoriano que foi instituído em 1582 e que atualmente é utilizado em praticamente todo o mundo. Durante um momento de formação propiciado pela Secretaria Municipal de Educação de Anápolis os professores de uma escola Municipal jogaram o Top Gregorian e na sequencia puderam opinar sobre o jogo, apontando seus pontos fortes e fracos, inclusive tratando a questão da necessidade de se buscar incluir na competição alunos com necessidades especiais, através da ampliação da letra, da melhoria na aparência e tamanho das peças do jogo. As contribuições dos professores para o aprimoramento do jogo reforçam recentes pesquisas que entendem que a formação de professores deve ser diferenciada, fazendo-os perceberem-se como ativos em todo o processo, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino.Downloads
Publicado
2017-12-19