O JOGO "TOP GREGORIAN" E SUA POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DO CALENDÁRIO GREGORIANO PARA ALUNOS DO 5º ANO

Autores

  • LÍDIA CARLA DO NASCIMENTO Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) - Universidade Estadual de Goiás
  • ANA MARIA DO NASCIMENTO Professora Especialista - Escola Municipal João Luiz de Oliveira
  • CLEIDE SANDRA TAVARES ARAÚJO Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) - Universidade Estadual de Goiás
  • DENISE CRISTINA DE SOUSA OLIVEIRA Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) - UniEvangélica - Centro Universitário de Anápolis

Palavras-chave:

Formação de Professores. Ensino de Ciências. Lúdico. Calendário Gregoriano. Astronomia.

Resumo

O presente trabalho ressalta a importância da formação de professores e a prática do lúdico na escola como fortes aliados para o Ensino de Ciências. Um dos grandes desafios do Século XXI é tornar mais atrativas as nossas escolas para que as crianças sintam prazer em ali estarem e com isto o processo ensino-aprendizagem ocorra de forma significativa. Nesse sentido apresenta-se o jogo Top Gregorian como uma proposta para o trabalho com a temática do Calendário Gregoriano que foi instituído em 1582 e que atualmente é utilizado em praticamente todo o mundo. Durante um momento de formação propiciado pela Secretaria Municipal de Educação de Anápolis os professores de uma escola Municipal jogaram o Top Gregorian e na sequencia puderam opinar sobre o jogo, apontando seus pontos fortes e fracos, inclusive tratando a questão da necessidade de se buscar incluir na competição alunos com necessidades especiais, através da ampliação da letra, da melhoria na aparência e tamanho das peças do jogo. As contribuições dos professores para o aprimoramento do jogo reforçam recentes pesquisas que entendem que a formação de professores deve ser diferenciada, fazendo-os perceberem-se como ativos em todo o processo, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino.

Biografia do Autor

  • LÍDIA CARLA DO NASCIMENTO, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) - Universidade Estadual de Goiás
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) - Universidade Estadual de Goiás
  • ANA MARIA DO NASCIMENTO, Professora Especialista - Escola Municipal João Luiz de Oliveira
    Professora Especialista - Escola Municipal João Luiz de Oliveira
  • CLEIDE SANDRA TAVARES ARAÚJO, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) - Universidade Estadual de Goiás
    Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) - Universidade Estadual de Goiás
  • DENISE CRISTINA DE SOUSA OLIVEIRA, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) - UniEvangélica - Centro Universitário de Anápolis
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) - UniEvangélica - Centro Universitário de Anápolis

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Publicado

2017-12-19