TEORIA BIOLÓGICA DA EVOLUÇÃO COMO TEMA CENTRAL DA BIOLOGIA: EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO

Autores

  • ALBERTO ROGÉLIO ORIOLI Mestre em Ensino de Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade Estadual de Goiás / Campus-Anápolis CET.
  • CLÁUDIO MAGALHÃES DE ALMEIDA CLÁUDIO MAGALHÃES DE ALMEIDA CLÁUDIO MAGALHÃES DE ALMEIDA Doutor em Geologia. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade Estadual de Goiás / Campus-Anápolis CET.
  • JOÃO ROBERTO RESENDE FERREIRA Doutor em Educação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade Estadual de Goiás / Campus-Anápolis CET.

Palavras-chave:

Evolução biológica. Ensino de ciências. Formação de professores. Experimento didático-formativo.

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese do desenvolvimento e reflexões de um experimento didático-formativo que busca aproximar os estudantes/licenciandos em ensino de ciências/biologia dos elementos científicos que compõem o conceito de evolução biológica, sob a perspectiva teórico-pedagógica das relações que se estabelecem entre os processos de ensinar e aprender com base na teoria histórico-cultural. Tal experimento se constitui em uma atividade de aprendizagem que compõe a pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (PPEC/UEG), cujo objetivo foi investigar o conceito de evolução biológica na concepção dos estudantes dos cursos de formação inicial de professores de ciências/biologia. A biologia evolutiva se constitui num conteúdo teórico-científico que explica com coerência e clareza os princípios biológicos, a origem, diversidade e adaptação dos seres vivos. Propõe-se que, através de um bom embasamento teórico e de sugestões feitas a partir de pesquisas no campo educacional, o conceito de evolução biológica seja mediado como elemento integrador do ensino de ciências/biologia em um contexto sócio-histórico. A atividade de aprendizagem efetivou-se em ações mediadas em projeto piloto no PPEC, minicurso para licenciandos em ciências, e apresentação em feira de ciências de uma escola pública municipal, no ano de 2014. As análises das ações apontam a complexidade de superar uma corrente pragmática e utilitarista que fundamenta as bases do ensino de ciências/biologia, tanto no ensino fundamental quanto na educação superior. Há prejuízo na compreensão do conceito de evolução, acarretando limitações no seu entendimento. Predomina a visão teleológica da natureza, a não integração dos conhecimentos relacionados à aleatoriedade da variabilidade genética e a convicção de um desígnio especial da natureza humana. Observa-se visão reducionista dos conceitos científicos, abordagem fragmentada da biologia, distorções conceituais, visão teleológica e antropocêntrica. Assim, promover a formação inicial e contínua, rever a prática pedagógica, reorganizar o ensino tradicional de Evolução Biológica em um currículo de caráter crítico-transformador, incentivar a pesquisa em ensino e aprendizagem da biologia evolutiva, estimular estudos a respeito da história e filosofia da ciência e do desenvolvimento do pensamento biológico são atitudes que contribuirão para o ensino desenvolvimental e a internalização dos processos evolutivos.

Biografia do Autor

  • ALBERTO ROGÉLIO ORIOLI, Mestre em Ensino de Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade Estadual de Goiás / Campus-Anápolis CET.
    Mestre em Ensino de Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade Estadual de Goiás / Campus-Anápolis CET.
  • CLÁUDIO MAGALHÃES DE ALMEIDA CLÁUDIO MAGALHÃES DE ALMEIDA CLÁUDIO MAGALHÃES DE ALMEIDA, Doutor em Geologia. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade Estadual de Goiás / Campus-Anápolis CET.
    Doutor em Geologia. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade Estadual de Goiás / Campus-Anápolis CET.
  • JOÃO ROBERTO RESENDE FERREIRA, Doutor em Educação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade Estadual de Goiás / Campus-Anápolis CET.
    Doutor em Educação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Universidade Estadual de Goiás / Campus-Anápolis CET.

Downloads

Publicado

2017-12-19